ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

O Juramento, de Flávio Prado, mistura realidade e ficção

flavio-prado-capaCrédito da foto: Ricardo Nóbrega / Carlos Alberto (Pastel)

 

Uma velha tradição indígena, que dá poderes especiais a quem morre no mesmo dia e hora que nasceu, leva o atacante Ghiggia, carrasco do Brasil na Copa de 1950, a chegar no Céu e encontrar velhos atletas, que foram injustiçados quando viviam na Terra. Ghiggia pode mudar as injustiças do futebol do passado, voltando no tempo e corrigindo o que não aconteceu como se esperava. E aí que encontra Telê Santana, Sócrates, Barbosa, Rinus Mitchels e tantos outros, que deveriam ser campeões mundiais, mas não foram por circunstâncias do esporte.

Agora tudo pode ser consertado. O problema é que Ghiggia é uruguaio e fez o gol em Barbosa, na primeira Copa do Mundo organizada pelo Brasil.

Para corrigir a injustiça da qual Barbosa foi vítima por sofrer um gol, que entenderam ter sido uma falha dele, Ghiggia terá que tirar o título dos uruguaios. Há a inda o problema de mexer com a história. Quando você muda uma coisa, várias outras também são alteradas. Será que isso interessa a todos?

O Juramento mostra muito da história real do futebol e mistura também ficção, enquanto homenageia os maiores jogadores de futebol de todos os tempos e que já não estão mais entre nós. Sócrates, Cruyff, os maravilhosos jogadores do time do Torino, que morreram num acidente aéreo, ganham vida nesse livro, que vai provocar emoções e boas recordações.

O livro foi escrito por Flávio Prado, diretor da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), jornalista desde 1974, nascido em São Paulo, capital. Trabalhou nas TVs Record, Bandeirantes, Cultura, Jovem Pan TV Rádios ABC, América e Bandeirantes.

Atualmente está na TV Gazeta, nos programas Mesa Redonda Futebol Debate e Gazeta Esportiva, e na Rádio Jovem Pan, onde é comentarista e apresentador do programa No Mundo da Bola.

Cobriu 10 Copas do Mundo e visitou mais de 60 países conhecendo culturas e filosofias diferentes sobre futebol.

É autor dos livros: Ponto Eletrônico, Arquivo Secreto das Copas e Djalma Santos do Porão ao Palácio de Buckingham. Esse é o seu primeiro livro de ficção.

 

O Juramento
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=HZn1W2ak3Tw

Informações e vendas: [email protected]