ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

CAMPANHA PAUSA NA PAF

paf

Com apoio de craques do futebol, associação médica lança campanha contra doença genética irreversível

Academia Brasileira de Neurologia propõe desafio digital para aumentar o conhecimento da sociedade sobre a PAF

Capazes de mobilizar torcidas e de inflamar paixões, o futebol tem canalizado esse prestígio também para fazer a diferença na área da saúde. Se no passado as ações envolvendo os jogadores já foram capazes de aumentar as doações de órgãos e de abastecer bancos de sangue do País, agora os esforços estão concentrados em chamar a atenção para uma doença genética pouco conhecida que afeta milhares de brasileiros: a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), ou paramiloidose.

Com apoio de vários craques brasileiros e da Pfizer, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) acaba de lançar a campanha #PAUSANAPAF, que tem o objetivo de mudar o cenário de desinformação que envolve a doença e incentivar o diagnóstico precoce, criando uma grande rede de mobilização contra a doença nos próximos meses. Progressiva e irreversível, a PAF costuma se manifestar entre os 30 e os 40 anos, pausando completamente a vida do paciente.

Após os primeiros sintomas, sem tratamento adequado, os pacientes com PAF enfrentam uma perda progressiva dos movimentos e sobrevivem, em média, por 10 anos. “Como os primeiros sintomas da doença se manifestam nos pés, nada mais emblemático do que contar com a participação dos ídolos do futebol nessa causa”, diz o neurologista Acary Souza Bulle Oliveira, da ABN.

Embaixador da campanha no Brasil, o ex-jogador Cafu destaca a importância do envolvimento do esporte nas questões sociais, especialmente na área da saúde. “O brasileiro ama futebol e tudo que está relacionado a esse universo  acaba ganhando bastante destaque. Então, é muito gratificante quando conseguimos aproveitar essa visibilidade para engajar as pessoas em torno de uma causa tão importante, que pode modificar completamente a vida desses pacientes”, afirma.

Mobilização digital

Uma das estratégias da campanha #PAUSANAPAF é a criação de uma intensa mobilização nas redes sociais, contando com o apoio de craques do futebol e também de outros influenciadores importantes no meio digital. A ideia é desafiar o maior número possível de internautas a gravar um vídeo em que a pessoa apareça totalmente parada, por alguns segundos, em algum cenário com bastante movimento ao fundo. Depois, bastar postar essa “selfie pausada” no Facebook ou Instagram, como forma de aguçar a curiosidade sobre a doença e estimular a busca por mais informações em seu círculo de amizades.

Ídolos do Palmeiras e também do Santos, entre eles Ricardo Oliveira, Renato e Elano, já aderiram ao desafio da selfie pausada. Postado na página oficial do Santos Futebol Clube, o vídeo com o jogador Ricardo Oliveira, por exemplo, foi visualizado mais de 35 mil vezes no Instagram e Facebook. Já o material compartilhado por Renata Fan no Instagram foi visualizado por mais de 66 mil pessoas até o início desta semana.

Fora do mundo do futebol, celebridades de várias áreas também manifestaram seu apoio à campanha. Esse é o caso da cantora Wanessa Camargo, que postou uma selfie pausada em seu Instagram no último dia 12. Apenas cinco horas após a publicação, o material já havia sido visualizado por mais de 25 mil pessoas. A apresentadora Adriane Galisteu também divulgou o desafio em seu Instagram, mobilizando milhares de fãs.

Além de apostar na mobilização digital, a campanha #PAUSANAPAF prevê ações presenciais em alguns estádios do País. E, considerando que a origem da doença é predominantemente portuguesa, o amistoso entre Santos e o time lusitano Benfica foi escolhido para iniciar esse movimento. Por isso, no dia 8 de outubro, durante o jogo que marcou as comemorações de 100 anos da Vila Belmiro e a despedida do ex-lateral Léo, os painéis de LED do estádio exibiram mensagens sobre a PAF. Agora, a ideia é novas ações nos estádios ocorram nas próximas semanas, ao longo do Campeonato Brasileiro.

 

O poder do futebol

A campanha ‘Meu sangue é rubro-negro’, de 2012, representa um exemplo do potencial de mobilização social do futebol. Nessa iniciativa, a cor vermelha foi totalmente retirada da camisa número 1 do Vitória, clube da Bahia, que se tornou alvinegra. A cada jogo, conforme os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iam subindo, a camisa ia recuperando suas listras vermelhas e tornando-se novamente rubro-negra.  O resultado foi surpreendente: após dez partidas o estoque do banco da Hemoba, que estava abaixo do ideal, apresentou um aumento de 46% nas doações de sangue recebidas.

Outra incursão de sucesso do futebol na área da saúde foi a iniciativa “Pelo Sport tudo. Até depois de morrer”, lançada em 2012 com o objetivo de beneficiar a Central de Transplantes do Estado de Pernambuco. O objetivo era criar a primeira carteirinha de doação de órgãos de um time de futebol em todo o mundo. O saldo foi positivo: naquele ano, houve um aumento de 54% no número de doações de órgãos em Pernambuco. A ideia era manter o coração do doador vivo no peito de um outro torcedor, perpetuando a vida e o amor pelo time.

rodape-paf