ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Tiago Leifert modifica a linguagem do jornalismo esportivo

A palestra concedida pelo jornalista esportivo Tiago Leifert, apresentador e editor do programa Globo Esporte, da TV Globo, no último dia 30 de agosto, na sede da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, foi um sucesso! E marcou o 1º Encontro de Jornalistas Esportivos com Estudantes de Jornalismo, evento que será realizado mensalmente pela ACEESP em parceria com o Comunique-se.
Tiago contou sobre o início da sua carreira. Como chegou ao jornalismo. Do curso de comunicação e psicologia nos Estados Unidos e da experiência adquirida em sua passagem pela TV Vanguarda, retransmissora da TV Globo no Vale do Paraíba, onde era editor e apresentador de um programa voltado para o público jovem.

O grande fascínio pelo jornalismo esportivo aconteceu em sua passagem pelo programa Desafio ao Galo, do futebol amador, onde foi repórter. Mal sabia que seria uma das estrelas da profissão em um futuro não tão distante assim.

A carreira de Tiago Leifert começou a decolar no jornalismo esportivo assim que foi contratado pelo SporTV, canal a cabo da TV Globo. Mas ele não teve vida fácil! Por ser filho do diretor comercial da emissora, Gilberto Leifert, foi taxado de “peixinho”. Muitos colegas ficaram com ciúmes e não perceberam que o seu desempenho não podia ser associado com o sucesso do pai na TV. E não foi! O sucesso dele veio com muito esforço, dedicação e trabalho.

Tiago Leifert pensou em desistir da profissão. Mas, para o bem do jornalismo esportivo, foi em frente. Virou um repórter esportivo de alto nível no SporTV e logo passou a fazer matérias e coberturas para a TV Globo.

De olho no mercado e pronto para dar um passo à frente, Tiago apresentou um projeto para reformular o Globo Esporte. O tradicional programa esportivo estava em baixa na audiência. Demorou, mas a emissora resolveu lhe dar uma oportunidade. Virou apresentador e editor, fez um enorme sucesso de imediato ao mudar a linguagem do jornalismo esportivo. Caiu nas graças dos telespectadores, principalmente da criançada, que curte o seu jeitão e adora as inovações do programa, inclusive com disputas de vídeo-game. Sucesso total e audiência diária lá em cima.

Sujeito do bem, profissional competente, humilde e trabalhador. Tiago Leifert mostrou sua carreira para os estudantes de jornalismo. Respondeu perguntas e deu um show de simpatia.

Um grande sucesso! Parabéns, Tiago! A ACEESP e o Comunique-se agradecem a sua participação e, principalmente, o seu respeito aos estudantes de jornalismo. Profissionais como você enchem de orgulho a classe dos jornalistas esportivos!