ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Resenha do Futebol ACEESP – 17/04/2017 – ArenaWS

Time1De um a onze (e um 12 no ‘banco de reservas das observações): a matemática de um bom encontro de amigos da bola.

1 – Estiveram presentes 26 jogadores.
2 – Dois saíram antes mesmo de o jogo começar, por motivo da contusão do Medina (já atendido, medicado e orientado para sua recuperação – que é ‘simples’, FELIZMENTE).
3 – Com isso, a armação do time vermelho que tinha  Medina e Pirollo, juntamente com Fumaça e Rodrigo Audax, no grupo dos “novinhos”, o “gás” planejado para equilíbrio de forças, acabou deixando um ‘buraco’ no meio de campo dos Reds.
4 – Luizinho Teixeira Cesar Prates estreou no campão da ACEESP, no time vermelho, onde seria peça importante do meio de campo da agremiação RED.  No entanto, com a chegada (com atraso) do zagueiro Salomão, Cesar Prates teve de retornar ao banco de reservas.
5 – Ouvi reclamações sobre a escalação – em especial sobre o meio de campo, PORÉM, foram as circunstâncias do início da partida que acabaram por causar o desequilíbrio apararente.
6 – INFELIZMENTE as contusões foram um destaque da noite, com o próprio Medina, depois Rodrigo Hidalgo, Salomão e Felipe Abreu (os quatro do time vermelho!).  Seginho Gandholfi e Felipe Cavalcante foram mais cedo para o chuveiro (ainda sem causas específicas – a serem ouvidas as partes) – ambos do time laranja.
7 – O jogo transcorreu empatado até os 25 do primeiro tempo, com as duas equipes tendo a mesma quantidade de oportunidades para finalizações a gol – três para cada time. Laranjas um pouco mais efetivos no ataque.
8 – Faltou articulação ao ataque dos vermelhos, que tinha Flávio Passos, Felipe Palermo e Erick mais à frente e que contavam com a sustentação do meio de campo formado por Ricardo, Urande, Luizinho mais à direita e depois pela lateral esquerda, Luis Claudio, primeiro pela lateral esquerda e posteriormente pela direita e Rodrigo Audax, como volante.
9 – O ponto de destaque do time vermelho, apesar das contusões era a defesa, formada por zagueiros consagrados, como Raony, Salomão (depois Toninho), Urande (ponto de auxílio da defesa, como primeiro volante), Luiz Claudio e Fumaça, com juventude e força de explosão na marcação e apoio ao meio e ataque dos Reds.  Felipe Abreu fez duas grandes defesas (salvadoras), mas não conseguiu evitar o golaço que abriu o placa da partida, num chute de rara felicidade, de fora da área, para felicidade de Alexandre Silvestre, que além do gol, foi firme na marcação do meio de campo, com muita lealdade, e fez pelo menos três grandes lançamentos de 50 metros, um deles para um outro belo gol do time laranja, com JP Cappelanes.
10 – Urande fez o primeiro dos Reds, numa bola sobrada dentro da pequena área  e Felipe Palermo cometeu uma ‘pintura’ no segundo e derradeiro gol do time Laranja, sem chances de defesa para o bom e seguro goleiro Fê Richter, outro destaque do time vermelho.
11 – Felipe Cavalcante, JPCapellanes (3 gols) e Gabriel Saraceni fecharam a conta do jogo.  Laranjas 6 x 2 Vermelhos
Laranjas:  Fê Richter, Wander, Felipe Garraffa, Vini e Persio Jr. Luiz Medina, Alê Silva e Saraceni. Serginho, Cavalcante (depois Jota Sampaio), Capellanes e Bira.
Vermelhos: Abreu, Salomão (Luizinho Teixeira), Raony, Luis Claudio e Fumaça. Urande, Ricardo e Flávio Passos. Rodrigo Hidalgo,  Felipe Palermo e Erick. Toninho entrou no segundo tempo.
12 – Pra finalizar, comentário é que além das contusões – ponto negativo,  antes do jogo houve a reunião do Cavalcante com o pessoal da Arena WS na tentativa de esclarecer o desentendimento do evento anterior com o colaborador daquela empresa.  Também digna de nota é a PAZ presenciada dentro de campo, numa partida disputada, porém sem nenhuma ocorrência de discussões fora do ponto correto de jogo, sem agressões verbais ou físicas. Como deve ser sempre. Ficamos na torcida para que todos os contundidos (física e espiritualmente falando) possam se recuperar e buscar os entendimentos com seus próprios corpos e com os companheiros de profissão e de futebol.