ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Biografia de Serginho conta a trajetória do menino pobre de Pirituba que virou um dos maiores ídolos da história do vôlei

Degrau por degrau

De Pirituba ao Olimpo: biografia do Serginho chega às livrarias em julho

             “Minha mãe me deu uma bola de vôlei, mas ela achava que era de futebol. Com essa bola eu conquistei um monte de coisas na vida. Se meu sonho se tornou realidade, acho que o sonho de qualquer pessoa pode se tornar também”. É com essas palavras que Serginho Escadinha, um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos, define a realização de seus sonhos por meio do esporte.

Em Degrau por degrau, o jornalista Daniel Bortoletto conta a história de Serginho Escadinha, o brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos. Mas quem conhece as inúmeras conquistas do famoso líbero da seleção brasileira, muitas vezes desconhece a trajetória do empacotador, office boy, vendedor ambulante de produtos de limpeza, que chegou a São Paulo na infância, sobreviveu com a família na periferia paulistana, perdeu amigos para o tráfico e a violência, mas também construiu laços que cultiva até hoje.

“Uba-uba-uba, Escadinha é Pirituba!” era o grito de amigos e vizinhos que acompanharam de perto a ascensão do jovem baixinho que não tinha altura para dar uma cortada ou fazer um bloqueio. Mas, indo atrás de cada bola como se fosse um prato de comida, se transformou no melhor líbero que o voleibol mundial já viu.

Serginho é referência, mas não apenas no esporte, quando inúmeras vezes foi além de suas forças. Ele representa o brasileiro que tinha tudo para dar errado, mas que não acreditou nas negativas que ouviu, valorizou cada oportunidade e, dessa forma, conquistou o respeito e a admiração de milhões de torcedores mundo afora. Nesta biografia, ricamente ilustrada com caderno de imagens, que conta ainda com o prefácio de Bernardinho, ele conta sua vida em detalhes e faz revelações inéditas dos bastidores do vôlei.

Serginho Escadinha é jogador de vôlei e tem um dos mais vitoriosos currículos de todos os tempos no esporte brasileiro. Nascido em Diamante do Norte, no Paraná, iniciou a carreira profissional no São Caetano, passando depois por Suzano, Banespa, Piacenza (ITA) e Sesi-SP. Convocado pela primeira vez para a seleção em 2001, permaneceu na equipe até 2016. Disputou quatro Olimpíadas, conquistando duas medalhas de ouro e duas de prata.

Daniel Bortoletto é jornalista, com experiência em jornal impresso e mídias digitais no Grupo LANCE! desde 1999. Nascido em Descalvado, no interior de São Paulo, é formado pela PUC-Campinas e tem MBA em gestão e marketing esportivo pela Trevisan. Já cobriu alguns dos principais eventos esportivos do mundo (Olimpíadas e Copa do Mundo de futebol), além de ter presenciado parte das conquistas do vôlei brasileiro nas últimas décadas.

Serviço:
Degrau por degrau – a trajetória de Serginho, de Pirituba ao Olimpo’
Daniel Bortoletto
256 páginas
R$ 41,90
Lançamento: Quinta-feira, 29 de Junho – 18:30
Local: Loja principal – Piso do Teatro Livraria Cultura – Conjunto Nacional (São Paulo – SP)

 Informações para a imprensa:
Tamiris Busato – [email protected]
(11) 3225-1954