Simpósio de Direito Desportivo

Tem início nesta quinta-feira (28/07) no Museu Pelé , em Santos. Odinei Ribeiro, narrador do SPORTV estará ancorando

Dedicado a temas relacionados à Olimpíada, primeiro dia terá mesa redonda com atletas e ex-atletas

 

O Museu Pelé, no Bairro do Valongo, em Santos, irá receber nesta quinta e sexta-feira o III Simpósio de Direito Desportivo e Esporte da Baixada Santista e o I Encontro de Gestão Esportiva.

 

Grandes especialistas irão abordar importantes assuntos relacionados ao meio esportivo, com destaque aos Jogos Olímpicos, cuja edição 2016 será realizada a partir do dia 5 de agosto no Rio de Janeiro.

 

“Às vésperas do início da primeira edição dos Jogos Olímpicos no Brasil, não poderíamos deixar de abrir amplo espaço para debater assuntos relacionados a esse megaevento. Vamos receber especialistas de diversas áreas e o público terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos”, declarou o Dr Marcio Cruz, coordenador da Comissão de Direito Desportivo da subseção de São Vicente da OAB e organizador do Simpósio, ao lado do Dr Rafael Cobra, que exerce a mesma função na subseção de Santos da entidade.

 

Em razão do grande interesse despertado, as inscrições para os eventos se esgotaram em poucos dias, tendo se encerrado na semana passada.

 

Já na abertura, na manhã desta quinta-feira, o Secretário de Esportes de Santos, Alcídio Mello, o Cidão, fará uma palestra sobre os impactos e reflexos dos grandes eventos esportivos para a Cidade.

 

Na sequência, será debatida a Lei do Ato Olímpico, com os Drs Felipe Legrazie Ezabela e Gustavo Normaton Delbin, em painel presidido por Dilson Pereira Junior. Logo depois, o tema será a proteção às marcas nos Jogos Olímpicos (ambush marketing), tendo como expositores os Drs Cristiano Caús e Gustavo Souza, com a condução do Dr Édio Hentz Leitão.

 

MESA REDONDA COM ATLETAS E EX-ATLETAS

 

Também no período da tarde, serão discutidas a gestão e a história das Organizações Olímpicas, com os Drs Leandro Carlos Mazzei e João Manuel Malaia Santos.

 

Encerrando o primeiro dia, acontece uma mesa redonda em que atletas e ex-atletas olímpicos irão falar da expectativa para o Rio 2016 e suas experiências em edições anteriores. Confirmaram presença Narciso (medalha de bronze com o futebol em 1996), Rodrigão (ouro em 2004 e prata em 2008 e 2012 com a seleção brasileiro de vôlei), Danielle Zangrando (judô) e Israel Stroh (tênis de mesa paralímpico). O debate será mediado pelo jornalista Odinei Ribeiro, narrador dos canais SporTV.

 

REALIZAÇÃO

 

O III Simpósio de Direito Desportivo e Esporte da Baixada Santista e o I Encontro de Gestão Esportiva são uma realização da OAB Seccional do Estado de São Paulo, OAB/SP – 44ª Subseção de São Vicente e OAB/SP – 2ª Subseção de Santos.

 

Promoção da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Seccional do Estado de São Paulo, Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP – 44ª Subseção de São Vicente e Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP- 2ª Subseção de Santos.

 

Apoio Institucional da ANDD – Academia Nacional de Direito Desportivo, IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, IIDD – Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo e Mestrado Profissional de Gestão Esportiva – Uninove

 

Patrocínio de OCT Excel  Contabilidade, Marcio Cruz Advocacia Desportiva, Cobra e Gazolla Advocacia Desportiva, Cunha, Batista & Advogados Associados, AM 10, Fabiano Hayasaki Arquitetura, TR2 Construtora, Loft Decor, Box Progresso, Café Loretto, IIDD – Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo e Mestrado Profissional de Gestão Esportiva – Uninove.

 

Colaboração de Tática Assessoria, MCA Consultoria Esportiva e Mintz Comunicação.

 

ABERTO À IMPRENSA

 

O Simpósio de Direito Desportivo e o Encontro de Gestão Esportiva poderão ser acompanhados integralmente pela imprensa. Não é necessário um credenciamento antecipado, bastando a identificação dos jornalistas junto à equipe de recepção.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Quinta-feira (28)

8h30min – Credenciamento.

9h – Abertura do evento. Participação do Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e do Deputado Estadual, Caio França.

10h às 10h40min – Impactos e Reflexos dos Grandes Eventos Esportivos para a cidade de Santos.

Expositor: Alcídio Michael Ferreira de Mello (Cidão)

11 às 14h – Intervalo e almoço.

14h às 14h40min – Lei do Ato Olímpico.

Expositores: Dr. Felipe Legrazie Ezabela; Dr. Gustavo Normaton Delbin.

Presidente: Dilson Pereira Junior.

15h às 15h40min – Proteção às marcas nos Jogos Olímpicos.

Expositores: Dr. Cristiano Caús; Dr. Gustavo Souza.

Presidente: Dr. Édio Hentz Leitão.

15h40min às 16h – Coffee break.

16h às 16h50min – Gestão e História das Organizações Olímpicas.

Expositores: Dr. Leandro Carlos Mazzei; Dr. João Manuel Casquinha Malaia Santos.

17h – Mesa Redonda com a participação de Atletas e ex Atletas Olímpicos.

Convidados: Rodrigão (vôlei); Narciso (futebol); Israel Stroh (tênis de mesa); Danielle Zangrando (Judô).

Condutor: Odinei Ribeiro

18h – Sorteio de brindes.

18h15min – Encerramento do evento.

Sexta-feira (29)

8h30min – Credenciamento.

9h às 9h50min – Direitos Econômicos de atletas de futebol. Normas e procedimentos.

Expositores: Dr. Luiz Fernando Aleixo Marcondes; Dr. Amilar Fernandes.

Presidente: Dr. Rafael Cobra de Toledo Piza.

10h às 10h50min – Ligas esportivas estrangeiras.

Expositores: Dr. Ary Rocco Junior; Dr. Vinícius Leonardo Loureiro Morrone.

11h às 12h – Justiça Desportiva (Autonomia e independência. Possíveis Alterações).

Expositores: Dr. Rafael Terreiro Fachada; Dr. Milton Jordão.

Presidente: Dr. João Vicente Feijó Gazolla.

12h às 14h – Almoço.

14h às 15h30min – Doping – Atualidades e Tribunal Único.

Expositores: Dr. Caio Medauar; Dra. Fernanda Bazanelli Bini; Dra. Desireé Emmanuelle Gomes dos Santos.

Presidente: Dr. Alexandre Bortolato.

15h30min às 15h50min – Coffee break.

16h às 17h30min – O Contrato Especial de Trabalho Desportivo no TST.

Expositores: Ministro do TST – Dr. Guilherme Caputo Bastos; Desembargador do TRT15 – Dr. Francisco Alberto da M. P. Giordani; Dr. João Henrique C. Chiminazzo.

Presidente: Dr. Marcio Cruz.

17h45min – Sorteio de brindes.

18h – Encerramento oficial do evento.