Participe do 15º Congresso Estadual dos Jornalistas

Sid.Congresso

O 15º Congresso dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo se realiza de 4 a 6 de agosto, na capital paulista, tendo como tema central “Os jornalistas e seus direitos em tempos de golpe”.

No evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), é essencial a participação da categoria, pois o 15º Congresso vai discutir os desafios da profissão frente ao cenário de golpe à democracia e de ampla retirada de direitos trabalhistas.

A participação dos e das jornalistas é importante, ainda, porque a mudança no Estatuto do Sindicato e a defesa do jornalismo nas assessorias de imprensa também estão na pauta do 15º Congresso.

Eleição de delegados e delegadas

A eleição de delegados e delegadas ao evento começou no último 1º de junho e segue até 27 de julho, em reuniões nos locais de trabalho ou nas Reuniões Preparatórias Temáticas que o Sindicato está convocando semanalmente para uma discussão prévia dos assuntos que estarão na pauta do Congresso.

As Reuniões Preparatórias Temáticas ocorrem nas regionais e na sede do Sindicato, sempre em diferentes horários e dias da semana para facilitar a participação da categoria.

Nos locais de trabalho, a eleição é na proporção de um delegado (a) para cada três jornalistas participantes da reunião.

Os profissionais interessados em organizar reuniões no local de trabalho devem solicitar ao SJSP pelo e-mail  diretoriaexecutiva@jornalistasp.org.br ou contatando diretamente uma das regionais, no interior e litoral, ou a sede do Sindicato, na capital, pelo telefone: (11) 3217-6299.

Nas Reuniões Preparatórias Temáticas, a diferença é que um dos temas do congresso deve ser central e, ao participar de ao menos três encontros, o jornalista é automaticamente delegado (a).

Além dos delegados e delegadas eleitos, que têm direito a voz e voto no plenário, o jornalista sindicalizado ou estudante de jornalismo podem participar como observadores e têm direito a voz.

Reuniões Preparatórias Temáticas

Na capital, a terceira Reunião Preparatória Temática convocada pelo Sindicato ocorre nesta quarta-feira (5), às 12h e às 19h, na sede da entidade abordando as reformas trabalhista e da Previdência Social.

As primeiras reuniões da capital discutiram assessoria de imprensa (21) e propostas de mudança no Estatuto do Sindicato (27).

No caso da reforma estatutária, uma Comissão de Sistematização está reunindo as propostas e, na Reunião Preparatória Temática do último dia 27 de junho, na sede do SJSP, foi definido um calendário específico para a continuidade das discussões. Saiba mais clicando aqui.

As reuniões também ocorrerão nas Regionais do Sindicato no interior e litoral. As datas serão divulgadas em breve.

Confira o calendário da capital e participe dos debates:

Reuniões Preparatórias Temáticas do 15º Congresso Estadual dos Jornalistas
Sede do Sindicato – Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – República
27/06 (terça-feira), às 12h e às 19h: Estatuto do Sindicato;
05/07 (quarta-feira), às 12h e às 19h: Reformas trabalhista e da Previdência Social;
6 de julho (quinta-feira), às 12h: Relação do Sindicato com os associados e formas de enraizar e ampliar a atuação da entidade entre os jornalistas;
11 de julho (terça-feira), às 20h: Processo eleitoral do Sindicato e composição da Diretoria;
13/07 (quinta-feira), às 12h e às 19h: Jornalistas e a crise política;
18 de julho (terça-feira), às 12h: Comissão de Ética;
18 de julho (terça-feira), às 20h: Financiamento do Sindicato;
25/07 (terça-feira), às 12h e às 19h: Retomada dos temas das reuniões anteriores (assessoria, Estatuto, reformas).

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo