José Maria de Aquino faz lançamento virtual de livro nas redes sociais do Museu do Futebol

 

Nesta terça (20/10) às 19h30, jornalistas esportivos conversam com o autor sobre “Minha Vida de Repórter”

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza na próxima terça (20/10), às 19h30, o lançamento virtual do livro “Minha Vida de Repórter”, de José Maria de Aquino. O livro resgata os bastidores e curiosidades de fatos reais vividos pelo jornalista ao longo de mais de quatro décadas de coberturas nacionais e internacionais, inclusive esportivas. Entre as aventuras profissionais, ele conta sobre o bate-papo e um porre à mesa de um bar com Obdulio Varella, o carrasco do Brasil na Copa de 50. A cobertura do primeiro casamento de Pelé. Os bastidores da preparação da seleção brasileira em 70 e o plano liderado pelos jogadores para convencer Zagallo a escalar o time que eles julgavam capaz de levantar o tricampeonato mundial. O livro sai pela editora Letras do Brasil.

Participam do bate-papo o próprio José Maria de Aquino, jornalista e advogado, ex-repórter do jornal O Estado de S. Paulo e consultor do SporTV; Erick Castelheiro, editor executivo do Portal Gazeta Esportiva e presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo); Luis Augusto Simon, jornalista que atuou pelo Popular da Tarde, Lance! e Revista ESPN, atualmente no UOL. A mediação será do jornalista Nelson Nunes, organizador do livro.

O livro “Minha Vida de Repórter”, destaca a importância do papel do profissional do jornalismo num período pré-internet e traz como apêndice um “caderno de reportagens” com transcrições fiéis dos trabalhos originais tal como foram publicados na época. O livro é uma demonstração de amor pelo ofício de contar histórias.

A live será transmitida nas seguintes redes do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook:
https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 17 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
Acervo Museu do Futebol
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação
Mônica Saraiva | monica.saraiva@idbr.org.br 11 11 96165-6154
Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br 11 99267 5447

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Davi Franzon – 11 93411-6428
Cintia Ruiz – 11 98080-9800
Simone Blanes – 11 94003 – 1711
imprensaculturasp@sp.gov.br