Decreto-lei que proibiu mulheres de jogar futebol no Brasil completa 80 anos no dia 14 de abril

 

Para contribuir com o debate sobre igualdade de gênero, Museu do Futebol prepara atividades para a efeméride e coloca seu acervo à disposição

Muita gente não sabe, mas o futebol feminino foi proibido por lei no Brasil por quase quatro décadas. Há exatos 80 anos, no dia 14 de abril de 1941, o presidente Getúlio Vargas baixou o Decreto-Lei 3.199, que estabeleceu as bases de organização do esporte em todo o Brasil e cerceou o direito das mulheres à prática de certas modalidades esportivas, como o futebol, consideradas “incompatíveis com as condições da natureza feminina”. Além de ter atrasado o desenvolvimento dessas modalidades, a proibição também deixou um legado de preconceito que persiste até hoje no imaginário social, como por exemplo a ideia ultrapassada de que “futebol não é para mulher”.

Para rememorar a data e refletir sobre como as atletas brasileiras lidam até hoje com as consequências dessa proibição, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, programou algumas atividades especiais para o mês de abril.

No dia 27 de abril, será lançado o audioguia sobre futebol feminino, resultado da campanha de financiamento coletivo Minha Voz faz História, projeto selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES+. Com o apoio de 343 benfeitores, foram arrecadados quase R$ 100 mil para a elaboração do material que reúne 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro. O audioguia será disponibilizado para a visitação ao Museu, como uma camada nova de conteúdo, mas também nas plataformas digitais para que as histórias possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o país.

Ao longo do mês, o Museu também realiza o webinário Proibidas e Insurgentes – Os 80 anos da lei que vetou mulheres no esporte, composto de cinco módulos, sempre às terças-feiras, das 17h às 19h, com transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu. O evento tem curadoria da pesquisadora Silvana Goellner e da jornalista Lu Castro e reúne, entre as convidadas, a ex-nadadora Joanna Maranhão, a ex-atleta Aída do Santos e a jornalista Regiani Ritter. A programação completa está disponível no site.

O Museu também mantém as exposições virtuais sobre futebol feminino, disponíveis na plataforma do Google Arts & Culture e que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Os destaques sobre o tema são Visibilidade para o Futebol Feminino e Mulheres, desobediência e resiliência, resultantes das mostras temporárias “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019).

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica e TIVIT. São suas empresas parceiras Evonik e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O Museu do Futebol conta com as Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte e com o PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

Museu do Futebol – Comunicação

Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br – 11 99267 5447
Olga Bagatini | olga.bagatini@idbr.org.br – 11 98154 0397

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 

 

Equipe carioca do Benfica Football Club em 1940 Equipe carioca do Casino Realengo 1940 Manchete de jornal exposta na Sala Origens
Visualizar todas as imagens em alta resolução
 

Olga Bagatini
comunicacao@museudofutebol.org.br
(11) 3664-3848