Em live no Instagram do Museu do Futebol, escritor Fabio Kabral discute afrofuturismo e vivências negras

 

 

Evento será dia 16 de setembro, às 12h, no Instagram, e integra a programação cultura da exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”

 

Na próxima quinta-feira (16), às 12h, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o escritor Fabio Kabral para um bate-papo no Instagram sobre o tema “Afrofuturismo e as possíveis narrativas para a vivência negra“.

Afrofuturismo é um movimento cultural, social e político que promove o encontro entre ficção científica, tecnologia, realismo fantástico, ancestralidade, mitologia e diáspora africana negra, com o objetivo de retratar os dilemas negros e interrogar eventos históricos relacionados ao racismo global. Tais narrativas ficcionais permitem imaginar novos futuros para a população negra, assim como reelaborar o passado — que historicamente é de desconexão com o continente africano e suas narrativas, perdidas no tempo e nas correntes da escravidão.

Quem comanda a live é o escritor Fabio Kabral, referência dentro do movimento afrofuturista brasileiro. É autor dos romances “Ritos de Passagem” (Giostri, 2014), “O Caçador Cibernético da Rua 13” (Malê, 2017) e “A Cientista Guerreira do Facão Furioso” (Malê, 2019). Também é cofundador do site O Lado Negro da Força, que promove e fomenta a presença negra na cultura pop. Escreve artigos e ensaios sobre afrofuturismo publicados em livros, revistas, reportagens, jornais e blogs.

O evento busca aproximar a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” do universo das artes a partir de sua temática antirracista, bem como pela opção estética afrofuturista aplicada à mesma.  A mostra, em cartaz até dia 21 de novembro no espaço físico do museu, levanta reflexões sobre a história do goleiro Moacyr Barbosa (1921-2000) cuja trajetória escancara o modo como o racismo opera na sociedade brasileira: ao lado dos outros dois jogadores negros da Seleção Brasileira em 1950, Barbosa foi injustamente culpado pela derrota do Brasil para o Uruguai no “Maracanazzo”.

A live será transmitida no Instagram do Museu do Futebol.

 

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação
Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br – 11 99267 5447
Olga Bagatini | olga.bagatini@idbr.org.br – 11 98154 0397

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Davi Franzon – 11 93411-6428
Cintia Ruiz – 11 98080-9800
Simone Blanes – 11 94003 –1711
imprensaculturasp@sp.gov

 


Visualizar todas as imagens em alta resolução
Olga Bagatini
comunicacao@museudofutebol.org.br
(11) 3664-3848