Credenciamento das Competições Nacionais

COMUNICADO CREDENCIAMENTO

 

Depois de receber a confirmação oficial por parte da CBF do retorno do processo de credenciamento para as associações de cronistas esportivos, a ACEB, com suas doze associações de cronistas estaduais a ela filiadas, foi surpreendida com a revogação da medida, sem qualquer justificativa plausível. A CBF continua a se arvorar no direito de fazer o papel atribuído por lei às associações de cronistas esportivos (Lei 12.395/2011 em seu artigo 90-F).

 

Diretriz Técnica Operacional – Atualização 30/9/2021 – Página 30

Diretriz Técnica Operacional – Atualização 30/9/2021 – Página 30
 

Esta medida (a tomada do credenciamento pela CBF) havia sido assumida em março de 2020 em razão da propagação em massa do coronavírus e da necessidade de diversas medidas restritivas – inclusive a paralisação do futebol – sendo claramente uma medida de exceção. Neste momento em que o Brasil avança no esquema vacinal da população e reduz sensivelmente o contágio por covid-19, a sociedade retoma, gradativamente, suas atividades. Neste quadro de novo normal, as associações de cronistas esportivos estão devidamente capacitadas para voltar a fazer o credenciamento nas competições nacionais, não havendo motivo algum para a CBF persistir da medida de excepcionalidade.

Nesse tempo em que fez o credenciamento, a equipe de comunicação da CBF cometeu diversos equívocos de credenciar cronistas e/ou veículos incapacitados para exercer função na crônica esportiva e negar credenciamento a outros devidamente gabaritados, tudo por causa de seu desconhecimento. A expertise, neste caso é, e sempre será, das associações de cronistas esportivos.

Solicitamos ao Presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, que interviesse no caso, mas nada adiantou. Segundo a Diretoria de Comunicação houve recomendações do Comitê Científico da CBF para não realizar alterações na Diretriz Técnica neste momento.

A ACEB segue no firme propósito de lutar para que o processo de credenciamento de imprensa seja devolvido às associações estaduais de cronistas esportivos.

ACEB – Associação de Cronistas Esportivos do Brasil

ACEESP – Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo

ACERJ – Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro

AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos

ACEP-PR – Associação de Cronistas Esportivos do Paraná

ACEG – Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos

ABCD – Associação Baiana de Cronistas Desportivos

ACLEA – Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas

ARLER – Associação dos Radialistas e Locutores Esportivos de Rondônia

ACERN – Associação de Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte

ACEA – Associação Cronistas Esportivos da Alagoas

APBCE – Associação Paraibana de Cronistas Esportivos

ACLEP – Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará