ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

5ª COPA IMPRENSA ACEESP DE FUTEBOL SOCIETY 2016

REGULAMENTO

 

 

I – Do objetivo

Artigo 1º. – Realizar um campeonato de futebol society entre os profissionais de imprensa de São Paulo, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os envolvidos. Além disso, busca-se proporcionar aos participantes: melhoria na qualidade de vida, exercício de trabalho em equipe e integração entre os profissionais.

Artigo 2º. – Participarão da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016 as equipes que confirmarem presença junto à ACEESP.

Artigo 3º. – Será oficializada através de convite feito às redações e do preenchimento completo da ficha de inscrição, contendo:

– Nome da equipe;

– Nome do Responsável pela Equipe com e-mail para contato;

– Relação Nominal dos Jogadores em número máximo de 22 (vinte e dois), com número da credencial de 2016 da ACEESP de sócio ou credenciado. Os atletas com idade igual ou superior a 40 anos deverão também apresentar um documento com foto e data de nascimento (RG, CNH nova ou Passaporte);

– Nome do Técnico da equipe e assinatura do responsável.

III – Da Modalidade

Artigo 4º. – A modalidade será arbitrada por árbitros da empresa especializada.

Artigo 5º. – As regras serão oficiais da Confederação Brasileira de Futebol Society, ressalvados os ajustes constantes deste Regulamento.

IV – Da Inscrição

Artigo 6º. – A 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016 é aberta a todos os jornalistas profissionais do estado de São Paulo. Cada equipe poderá inscrever entre 08 (oito) e 22 (vinte e dois) atletas. TODOS os inscritos deverão ser, comprovadamente, Jornalistas ou Radialistas com credencial 2016 da ACEESP de sócio ou credenciado, exceção às equipes não filiadas à ACEESP, que deverão apresentar documento (MTb, DRT, RG, CNH ou Passaporte).

Parágrafo Primeiro – A equipe poderá ser formada por um ou mais veículos de comunicação, desde que pertencente ao mesmo grupo econômico.

Parágrafo Segundo – Está autorizada a participação de profissionais de serviços técnicos na 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016, desde que apresentem credencial da ACEESP com foto.

Parágrafo Terceiro – Se o atleta se desligar da empresa poderá continuar participando da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.

Parágrafo Quarto – Cada equipe jogará com oito atletas, sendo sete na linha e um no gol.

Artigo 7º. – Dentre os atletas inscritos, deverá haver, pelo menos, 02 (dois) atletas com idade igual ou superior a 40 anos na 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016. Durante as partidas, a equipe deverá ser formada, durante todo o tempo de jogo, com, no mínimo, 01 (um) destes atletas, o qual não poderá ser o goleiro. No caso de a equipe comparecer sem este atleta no dia do jogo, a mesma jogará com um atleta a menos durante toda a partida.

Parágrafo Único – Caso uma equipe estiver com apenas 01 (um) atleta com idade igual ou superior a 40 anos no dia do jogo e o mesmo for punido com advertência, cartão amarelo ou vermelho (expulsão), a equipe não poderá fazer as substituições, além de ter que retirar outro atleta de campo, ficando então com menos dois atletas.

Nos casos de contusão, desistência, mal-estar, situações assemelhadas e congêneres à esta, a equipe que SÓ TIVER um atleta com idade igual ou superior a 40 anos, jogará com um a menos até o final da partida, não podendo, portanto, substituí-lo.

Artigo 8º. – As inscrições serão encerradas, impreterivelmente, dia 20 de maio, e a Relação Nominal de Atletas deverá ser entregue até o dia 30 de junho.

Artigo 9º – Dois (02) atletas, sem nenhum vínculo com a empresa, poderão ser convidados para cada equipe, desde que sejam, comprovadamente, jornalistas ou radialistas e que possuam a credencial da ACEESP 2016 de sócio ou credenciado.

Artigo 10º – Os atletas deverão apresentar antes do início da partida a credencial da ACEESP de sócio ou credenciado do exercício de 2016. Sem este documento, o atleta será impedido de participar da partida, exceção feita aos atletas não filiados à ACEESP que deverão apresentar documento (MTb, DRT, RG, CNH ou Passaporte).

Artigo 11º – As equipes poderão inscrever atletas e/ou ex-atletas profissionais de futebol de campo. Para efeito de inscrição entende-se atletas de futebol de campo aqueles renomadamente conhecidos, porém será permitido apenas um destes em quadra por equipe durante as partidas. Atletas e/ou ex-atletas profissionais não entram na regra dos jogadores com idade igual ou superior a 40 anos.

 

V – Dos Uniformes

Artigo 12º – Cada equipe confirmada receberá uniforme (22 calções, 22 camisetas e 22 pares meias), sendo 20 de jogadores de linha e 2 de goleiros. Os uniformes serão numerados de 1 a 22.

Parágrafo Primeiro – O uso de uniformes é OBRIGATÓRIO por parte das equipes participantes.

Parágrafo Segundo – Será obrigatório o uso de caneleiras e aos goleiros, excepcionalmente, será permitido o uso de calças.

 

VI – Das Penalidades

Artigo 13º – Será considerada perdedora a equipe que não comparecer no horário estipulado ou sem o número mínimo de atletas necessário para o início do jogo, que é de 5 (cinco) atletas, sendo obrigatoriamente, um deles com idade igual ou superior a 40 anos.

Parágrafo Único – Haverá tolerância de atraso de no máximo 10 minutos para o início somente da primeira partida de cada quadra.

Artigo 14º – A equipe e seus atletas ausentes que incorrerem em W.O. serão eliminados da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016 e não participarão da edição seguinte.

Parágrafo Único – Ocorrendo a eliminação da equipe por W.O. ou por qualquer outro motivo da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016, serão tomadas as seguintes providências:

Todos os resultados dos confrontos por ela já disputados e a disputar serão considerados 1 x 0 em favor da equipe adversária.

Todos os gols e cartões ocorridos nos confrontos já disputados com a equipe infratora do W.O. serão desconsiderados para efeito de classificação e artilharia.

Ficam mantidas todas as penalidades disciplinares ocorridas pelos atletas nos confrontos disputados. Exemplo: suspensão por cartão vermelho, exclusão por indisciplina, etc…

Artigo 15º – O atleta que receber cartão vermelho será suspenso, automaticamente, por 01 (uma) partida. Dependendo da gravidade da falta, poderá ser suspenso por mais jogos ou até ser eliminado da competição. Os casos de cartão vermelho serão julgados pelo Comitê Disciplinar.

Parágrafo Único – O cartão amarelo não é cumulativo para efeito de suspensão automática. É cumulativo somente para efeito de desempate na classificação no tocante ao item “Critério Disciplinar”.

Artigo 16º – Toda equipe deverá ser obrigatoriamente dirigida por um representante legal, devidamente credenciado pela respectiva empresa.

Artigo 17º – Os recursos deverão ser redigidos até 12 (doze) horas após o término da partida, com exceção dos referentes a irregularidades de inscrição, que poderão ser efetuados a qualquer momento.

Parágrafo Único – Encerrada a Fase, e com os resultados dos jogos realizados homologados, não caberá recurso, e não se aplicará efeito retroativo no tocante à classificação.

Artigo 18º – Caberá ao Comitê Disciplinar julgar os recursos apresentados.

 

VII – Comitê Disciplinar

Artigo 19º – Será formada pela ACEESP e por uma empresa contratada.

Parágrafo Único – As penalidades a serem aplicadas pelo COMITÊ DISCIPLINAR serão em grau de:

 

Advertência;

Perda de Pontos;

Perda de Pontos e/ou Vantagens conquistadas;

Suspensão por jogos ou prazo;

Eliminação; não necessariamente nesta sequência.

 

VIII – Calendário

Artigo 20º – A 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016 será disputada em São Paulo, nos meses de setembro e outubro.

Parágrafo Primeiro – As equipes deverão chegar ao local de jogo com 30 (trinta) minutos de antecedência.

Parágrafo Segundo – O Congresso Técnico, para sorteio e definição de grupos da Fase Classificatória, será realizado no dia 12 de setembro, a partir das 19:00 horas, no Villa Tavola (Rua Treze de Maio, 848 – Bela Vista).

Parágrafo Terceiro – A tabela dos jogos será divulgada após o sorteio dos grupos, por ocasião do Congresso Técnico.

 

IX – Do Sistema de Disputa

Artigo 21º – A 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016, será disputada em 5 (cinco) fases, a saber:

  1. a) Fase Classificatória
  2. b) Fase Oitavas de Final
  3. c) Fase Quartas de Final
  4. d) Fase Semifinal
  5. e) Fase Final
  6. a) FASE CLASSIFICATÓRIA: Será composta por 28 (vinte e oito) equipes que serão emparceiradas, através de sorteio, em 7 (oito) grupos de 4 (quatro) equipes. Em sistema de TODOS x TODOS dentro do mesmo grupo (3 rodadas), com pontos corridos, classificam-se as campeãs e vice-campeãs de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados da classificação geral.

Artigo 22º – Na Fase Classificatória as equipes jogarão entre si dentro de seu respectivo grupo, obedecendo-se a seguinte tabela:

 

TABELA / ORDEM DOS JOGOS

Jogo 1 – Equipe nº 1 x Equipe nº 4

Jogo 2 – Equipe nº 2 x Equipe nº 3

Jogo 3 – Vencedor do Jogo 1 x  Vencedor do Jogo 2

Jogo 4 – Perdedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

Jogo 5 – A definir

Jogo 6 – A definir

Parágrafo Único – Em caso de empate em alguma partida, apenas para sequência de jogos, dentro do grupo, será considerada vencedora a equipe que estiver à esquerda da tabela.

Artigo 23º – Na Fase Classificatória, em caso de empate na pontuação, para efeito de classificação do campeão, do vice-campeão e dos dois melhores terceiros colocados da classificação geral, obedecer-se-ão aos seguintes critérios para desempate:

  1. a) ENTRE DUAS EQUIPES:

1) Confronto direto na Fase;

2) Maior número de vitórias na Fase;

3) Maior saldo de gols na Fase;

4) Maior número de gols marcados na Fase;

5) Critério Disciplinar:

  1. a) Menor número de Cartões Vermelhos na Fase;
  2. b) Menor número de Cartões Amarelos na Fase;

6) Sorteio.

  1. b) ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:

1) Maior número de vitórias na Fase;

2) Maior saldo de gols na Fase;

3) Maior número de gols marcados na Fase;

4) Critério Disciplinar:

  1. a) Menor número de Cartões Vermelhos na Fase;
  2. b) Menor número de Cartões Amarelos na Fase;

5) Sorteio.

Artigo 24º – a) FASE OITAVAS DE FINAL: Será composta por 16 (dezesseis) equipes que serão agrupadas, de acordo com Caderno Técnico específico, em 8 (oito) grupos de 2 (duas) equipes. Em jogo único dentro dos grupos, as vencedoras passarão à Fase seguinte da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.

  1. b) FASE QUARTAS DE FINAL: Será composta por 8 (oito) equipes que serão agrupadas, de acordo com Caderno Técnico específico, em 4 (quatro) grupos de 2 (duas) equipes. Em jogo único dentro dos grupos, as vencedoras passarão à Fase Semifinal da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.
  2. c) FASE SEMIFINAL: Será composta por 4 (quatro) equipes que serão agrupadas, de acordo com Caderno Técnico específico, em 2 (dois) grupos de 2 (duas) equipes. Em jogo único dentro dos grupos, as equipes perdedoras dos jogos disputarão o 3º lugar e as vencedoras dos jogos decidirão o título da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.
  3. d) FASE FINAL: Será composta por 4 (quatro) equipes. As perdedoras dos jogos Semifinais disputarão, em jogo único, o 3º lugar e as vencedoras dos jogos semifinais decidirão, em jogo único, o título da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.

Parágrafo Primeiro – Havendo empate no tempo regulamentar nas Fases Oitavas de Final, Quartas de Final, Semifinal e Final, a decisão será através de cobranças de 03 (três) tiros livres da marca do pênalti. Persistindo o empate, cobrança de tiros livres alternados até que se tenha um vencedor.

Parágrafo Segundo – A definição dos jogos das oitavas de final, quartas de final e semifinal será através de sorteio.

 

X – Da Pontuação

 

Artigo 25º – A pontuação da Fase Classificatória (Primeira Fase) será a seguinte:

– Vitória : 03 (três) pontos

– Empate : 01 (um) ponto

– Derrota : 00 (zero) ponto

 

XI – Da Duração da Partida

Artigo 26º – As partidas terão duração de 20 x 20 minutos corridos, com 5 (cinco) minutos de intervalo.

 

XII – Da Disciplina

Artigo 27º – Serão aplicadas penas disciplinares classificadas em advertência, suspensão e eliminação do campeonato, além de outras sanções às equipes e às pessoas de responsabilidade definitiva e pertencente às equipes inscritas, que incorrerem nas seguintes infrações:

 

  1. a) Prejudicar o bom andamento da competição
  2. b) Promover desordem antes, durante e após os jogos
  3. c) Incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades e adversários
  4. d) Estimular os atletas à prática da violência
  5. e) Proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral
  6. f) Atirar objetos dentro dos locais de jogos
  7. g) Invadir os locais dos jogos
  8. h) Faltar com o respeito às autoridades ou coordenadores da competição
  9. i) Agressão mútua entre dirigentes
  10. j) Agredir juízes, demais autoridades ou adversários
  11. k) Depredar as instalações do local dos jogos

Parágrafo Primeiro – O atleta ou componente da equipe que vier a agredir o árbitro, auxiliares ou representantes, será eliminado de imediato da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.

Parágrafo Segundo – Invasão de torcedor, causando a interferência no jogo, acarretará em eliminação da equipe.

Parágrafo Terceiro – Ações disciplinares ocorridas no âmbito da quadra, por elementos estranhos ao jogo, como invasão de quadra, agressão a mesário, árbitros, dirigentes da ACEESP e adversários serão tratadas com a exclusão da equipe da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016 e das demais 2 (duas) edições posteriores, desde que identificado o agressor.

IMPORTANTE: Problemas disciplinares com Torcedores de uma determinada equipe poderão acarretar em punições e/ou exclusões para os Atletas ou para a Equipe, dependendo do caso (os fatos ocorridos serão avaliados pelo Comitê Disciplinar)

 

XIII – Da Premiação

Artigo 28º – Após a Final, haverá a entrega oficial dos Troféus aos times Campeão e Vice-Campeão. A critério da organização poderão ser instituídos outros prêmios.

 

XIV – Considerações Gerais

Artigo 29º – Local dos jogos:

– Os jogos serão realizados no ArenaWS, localizado na Av. Marques de São Vicente, 2477 – Barra Funda. Fones (11) 3611.2363 / 7856.0321. Site: http:// www.arenaws.com.br

 

Artigo 30º – Quadra:

– Os jogos serão realizados em 04 (quatro) quadras descobertas

– Piso de grama sintética homologado pela FIFA

– Dimensões oficiais mínimas exigidas pela Confederação Brasileira de Futebol Society.

Artigo 31º – O Site Oficial da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016 é o www.aceesp.org.br

– Todas as informações contidas neste Regulamento, assim como a Tabela dos Jogos, Calendário, Classificação, Equipes e Atletas participantes e Notícias, estarão no site oficial do Torneio.

Artigo 32º – Os casos não previstos e, também, omissos deste regulamento serão resolvidos pelo Comitê Dirigente e/ou Disciplinar da 5ª Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society 2016.