ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

7˚CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

logo-festival             

 logo-festival-2 

29 de novembro a 3 de dezembro

 

16 filmes na disputa pela Taça Cinefoot no Museu do Futebol

 

 O CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, dá o pontapé inicial no dia 29 de novembro para a sua sétima edição em São Paulo, no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e parceiro na realização do festival, com entrada franca em todas as sessões.

Ao longo da sua trajetória o CINEFOOT transformou-se numa das mais importantes plataformas de exibição da cinematografia mundial de futebol e recebeu em 2016 um número recorde de inscrições oriundas de diversos países: 162 filmes.

Para a Mostra Internacional Competitiva de Longa-Metragem foram selecionados 8 filmes, sendo 5 brasileiros e 3 internacionais vindos da Itália, Alemanha e Nepal.

Entre os nacionais estão escalados “Barba, Cabelo & Bigode“, de Lucio Branco; “Miller & Fried – As Origens do País do Futebol“, de Luiz Ferraz; “Ivair, O Príncipe do Futebol“, de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento; “Palmeiras – O Campeão do Século“, de Mauro Beting e Kim Teixeira; “1976 – O Ano da Invasão Corinthiana“, de Ricardo Aidar e Alexandre Boechat.

Foram convocados para a Mostra Internacional Competitiva de Curta-Metragem 8 filmes: 4 brasileiros e 4 internacionais. A seleção brasileira está escalada com curtas-metragens dirigidos por Eduardo Souza Lima (Bola para Seu Danau), Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz (Jogo Truncado), João Ademir (A Culpa é do Neymar) e Anderson Rodrigues (Onipresença). A seleção internacional apresenta curtas da Itália, Grã-Bretanha, Austrália e França.

As Taças Cinefoot de “Melhor Curta“ e “Melhor Longa“, eleitos pelo voto do público, serão entregues na cerimônia de encerramento do CINEFOOT, no dia 3/12, às 19h, também no Museu do Futebol.

Seleção dos filmes:

CINEFOOT SÃO PAULO / MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM

 1) Uma Maravilhosa Época Falida (Dir. Mario Bucci, Itália)

2) Barba, Cabelo & Bigode (Lucio Branco, Brasil)

3) Miller & Fried – As Origens do País do Futebol (Dir. Luiz Ferraz, Brasil)

4) Sunakali (Dir. Bhojraj Bhat, Nepal)

5) Ivair, O Príncipe do Futebol (Dir. Cristiano Fukuyama, Luiz Nascimento, Brasil)

6) Palmeiras – O Campeão do Século (Dir. Mauro Beting e Kim Teixeira, Brasil)

7) 1976-O Ano da Invasão Corinthiana (Dir. Ricardo Aidar e Alexandre Boechat, Brasil)

8) Os Guerreiros (Dir. Mehdi Benhadj-Djilali, Alemanha)

CINEFOOT SÃO PAULO / MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM

1) Dois Pés Esquerdos (Dir. Isabella Salvetti, Itália)

2) Espectadores (Dir. Ross Hogg, Grã-Bretanha)

3) Bola Para Seu Danau (Dir. Eduardo Souza Lima, Brasil)

4) O Ladrão do Troféu (Dir. Dave Edwardz, Austrália)

5) Jogo Truncado (Dir. Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz, Brasil)

6) A Culpa é do Neymar (Dir. João Ademir, Brasil)

7) Na Lateral (Dir. Hortense Gélinet, França)

8) Onipresença (Dir. Anderson Rodrigues, Brasil)

SESSÃO DE ABERTURA

Dia 29 de novembro às 20h / Museu do Futebol

Entrada franca / Sujeita à lotação da sala

Filmes de abertura:

“BARBA, CABELO & BIGODE”.

Dir. Lucio Branco (Documentário, 120 min, Brasil, RJ). Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição iniciaram as suas carreiras em meados dos anos 1960, num momento histórico de forte repressão política no país. Originalmente na condição de companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, não abriram mão da liberdade, justo quando a ditadura militar decidiu convocar a si própria para também entrar em campo. Filme vencedor da Taça Cinefoot de Melhor Longa-Metragam no Rio de Janeiro. Estreia em São Paulo.

barba

 

“O PRIMEIRO JOÃO”

Dir. André Castelão (Animação, 7 min, Brasil, RJ). Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.

MAIS 10 FILMES NAS SESSÕES ESPECIAIS E MOSTRA DENTE DE LEITE

Além das Mostras Internacionais Competitivas de Curtas e Longas Metragens, o CINEFOOT organiza sessões especiais em caráter não competitivo e a já tradicional Mostra Dente de Leite. Em 2016, estas exibições especiais apresentam uma programação composta por 10 filmes brasileiros e internacionais.

MOSTRA DENTE DE LEITE (INFANTOJUVENIL)

Pelo sétimo ano consecutivo o CINEFOOT leva ao Museu do Futebol a MOSTRA DENTE DE LEITE, que acontecerá nos dias 30/11, 1˚ e 2/12, às 10h, com entrada franca. São seis curtas-metragens selecionados através de uma curadoria especialmente elaborada para o público infantojuvenil.

1) FUTEBOL É PAI, Direção Lina Chamie (Brasil)

2) DOIS PÉS ESQUERDOS, Direção Isabella Salvetti (Itália)

3) O PRIMEIRO JOÃO, Direção André Castelão (Brasil)

4) GAÚCHOS CANARINHOS, Direção Renê Goya Filho (Brasil)

5) A CULPA É DO NEYMAR, Direção João Ademir (Brasil)

6) QUEM VAI LEVAR?, Direção Paolo Geremei (Itália)

SESSÕES ESPECIAIS

A série de documentários “FANÁTICOS“, produção da TV Zero com Direção de Pedro Asbeg, terá três exibições especiais: “FANÁTICOS/VANESSA“, “FANÁTICOS/LÍNGUA“ e “FANÁTICOS/ESQUERDINHA“.

Os curtas-metragens abordam torcedores alucinados por seus times. Torcidas grandes, pequenas, cânticos, coreografias, manias, folclores, bandeiras. O comportamento dos torcedores é um espetáculo à parte.

A produção da Santos TV “EU SOU O TEMPLO DO FUTEBOL, EU SOU A VILA BELMIRO“, completa o leque de exibições especiais homenageando o centenário da Vila Belmiro.

A PRODUÇÃO DAS TVS DOS CLUBES DE FUTEBOL

No dia 2/12, às 16h, o auditório do Museu do Futebol recebe diversos profissionais envolvidos na produção das TVs do Santos, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Goiás, para um debate sobre a experiência e os rumos destes veículos, bem como apresentar conteúdos destes canais.

O modelo não nasceu no Brasil, mas já se tornou uma ferramenta indispensável para os clubes brasileiros fidelizarem torcedores e fortalecerem sua imagem.

PREMIAÇÃO / CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

BATE-PAPO COM UGO GIORGETTI e equipe do “ADEUS, GERAL“

Dia 3 de dezembro às 19h / Museu do Futebol

O CINEFOOT indica os filmes vencedores da Taça Cinefoot de “Melhor Longa-Metragem“ e de “Melhor Curta-Metragem“ nas suas mostras competitivas internacionais, exclusivamente através do voto popular. Os vencedores recebem o troféu na noite de encerramento do festival (3/12, às 19h, Museu do Futebol).

Na sessão especial de encerramento, além da entrega dos prêmios, serão exibidos os curtas-metragens “FANÁTICOS-ESQUERDINHA“ (Direção, Pedro Asbeg) e “COMERCIAL F.C. – A EQUIPE FANTASMA“ (Direção Ugo Giorgetti), e ainda o média-metragem “ADEUS GERAL“ (Direção Gustavo Altman, Martina Alzugaray, Matheus Bosco, Pedro Arakaki, Pedro Junqueira). E após a sessão, bate-papo com Ugo Giorgetti e equipe do “ADEUS, GERAL“.

HOMENAGENS:

HONRARIA GOL DE PLACA 2016

Ita Maia, a mulher forte do futebol de Guaianazes.

Bate-papo com Lu Castro após a sessão especialmente elaborada com filmes de temática futebolística feminina.

 

Dia 1˚ de dezembro às 18h30 / Museu do Futebol

O futebol feminino sempre ocupa espaço de destaque no CINEFOOT. A “Honraria Gol de Placa 2016” vai para a baiana Ita Maia, responsável por acolher e formar no futebol, meninas vítimas de violência doméstica e abusos dos mais variados. Uma guerreira, batalhadora incrível, que há 12 anos atua em Guaianazes. O trabalho realizado por Ita Maia no extremo leste da capital paulista, é imprescindível. Não fosse ela, boa parte das meninas cujas vidas sofreram interferências violentas, não teriam como sonhar com algo melhor. E Ita faz tudo isso com amor e futebol.

100 anos da Vila Belmiro.

Vila Belmiro, o templo sagrado de craques, conquistas, histórias e emoções alcança um século de glórias.

 

Dia 3 de dezembro às 17h / Museu do Futebol

 Desde a partida inaugural, quando o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1, o Estádio Urbano Caldeira revelou-se o “Alçapão da Vila”, transformando-se no palco de jogos e momentos históricos do time comandado pelo Rei do Futebol.

Na vitória do Peixe por 11 a 0 sobre o Botafogo-SP, Pelé chegou a fazer oito gols em uma só partida. A despedida do Rei é um dos acontecimentos extraordinários da Vila Belmiro, que foi eternizada com a magia de inúmeros outros craques e gerações de ídolos fantásticos.

Esquerdinha, fanático pelo Santo André.

Dia 3 de dezembro às 19h / Museu do Futebol

Fanático pelo EC Santo André, ele faz mais declarações ao seu time do que à sua esposa. Esquerdinha já assistiu a mais de mil jogos e tem todos os ingressos carinhosamente guardados, verdadeiras relíquias. Para ele, isso ainda é pouco. Ele enxerga tudo em azul e branco e diz que seu clube é seu vício, sua vida e seu amor.

www.cinefoot.org

Antonio Leal

(21) 98111-8030