ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
O livro, escrito por Cristiano Silva, vai além da história em do repórter esportivo Roberto Carmona, que viveu os anos dourados do rádio esportivo brasileiro. Nas páginas de “O Senhor do Rádio” é fácil encontrar grandes nomes da imprensa e do esporte de São Paulo e do Brasil. “Me vi deslumbrado igual o jovem escritor que Woody Allen retratou em seu clássico filme Meia Noite em Paris, ali conversando com os personagens, comendo e bebendo, rindo e teimando, sem acreditar que é verdade; vivendo com pessoas que já se foram, mas permanecem vivas e intactas em cada partícula da memória”, registrou Cristiano. Uma figura conhecida do futebol brasileiro, que foi amigo e entrevistado diversas vezes por Carmona foi o ex-treinador do Palmeiras Filpo Nuñez. O trecho que você vai ler agora faz parte de uma série de histórias engraçadas e marcantes de Roberto Carmona e que estão no livro.
“Nelson Ernesto Filpo Nuñez é o pai do esquema pim-pam-pum e gol. O treinador argentino marcou época repetindo sempre que futebol se faz com velocidade e toque de primeira. No gramado, durante o jogo, Filpo gritava, batia os pés, faltava entrar em campo, repetia: “por las puntas, senhores, por las puntas”.
Assim que assumiu o Palmeiras e fundou a primeira Academia, o argentino tinha pela frente um jogo difícil contra o Santos de Pelé e companhia. Por isso decidiu trabalhar até mais tarde. Cobranças de faltas, jogadas ensaiadas, toques de primeira e naquele dia até pênaltis. Na ocasião ele deu uma entrevista divertida a Roberto Carmona e terminou dizendo que ia ministrar uma aula aos jogadores de como é que se deveria bater um pênalti de primeira.
— Ahora voy a mostrar cómo golpear un pênalti.
Filpo tirou o chapéu, e vestido de terno, colocou a bola na marca da cal, contou cinco passos e correu em direção a bola. Ele só se esqueceu que usava sapatos e o gramado estava igual quiabo, foi aí que ele escorregou e… pim-pam-pum de bunda no chão, kkkkk, bufando feito touro vencido, antes mesmo de se aproximar do chute. Os jogadores caíram na gargalhada. Filpo se levantou e disse.
— Asy faz Rinaldo. Agora voy a mostrar como se faz.
Cada chute era um gol. Filpo brincava e anunciava ao goleiro Chicão em que direção chutaria e mesmo assim balançava a rede”.
Livro: O Senhor do Rádio – A fantástica história de Roberto Carmona
Vendas:
011. 97820 1450 (WhatsApp)
Instagram (@crisescritor)
Para maiores informações
011. 99843 0771 Myrian Garcia (assessoria de imprensa) @myrianvivalife