ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

COMUNICADO AOS SÓCIOS – FINAIS DO PAULISTÃO 2022

 

Em função dos incidentes ocorridos na quarta-feira (30/03/22) no Estádio Cícero Pompeu de Toledo por ocasião da primeira partida da fase final do Campeonato Paulista de 2022, entre São Paulo FC e SE Palmeiras, a diretoria da ACEESP solicitou que os departamentos de imprensa da Federação Paulista de Futebol e da Sociedade Esportiva Palmeiras atuem com rigor para evitar que os problemas ocorridos no Morumbi venham a se repetir no Allianz Parque, no jogo decisivo programado para o próximo domingo. Em conversas com Bernardo Itri (FPF) e Fernão Ketelhuth (SEP), o presidente da entidade, jornalista Nélson Nunes, solicitou providências para que o acesso ao estádio e o credenciamento dos profissionais escalados para a cobertura da final sejam tratados com o profissionalismo que a situação exige.

As ocorrências registradas no Morumbi, relatadas por vários associados, dão conta de falhas inadmissíveis no protocolo de imprensa do campeonato estadual, acordado com todas as partes. Falhas que foram do atraso na abertura do portão de acesso aos profissionais de imprensa à demora na entrega das credenciais. Como os pedidos de credenciamento são, de acordo com o protocolo, enviados com bastante antecedência, é inaceitável que a entrega dessas credenciais no dia do jogo atrase simplesmente por falta de impressora no local. Com as filas para entrar e a dificuldade na entrega das credenciais, muitos associados tiveram seu trabalho prejudicado. Sem contar que mantê-los na fila fora do estádio, junto ao público, é um risco desnecessário que esperamos não se repetir no Morumbi ou em qualquer outra praça esportiva do Estado. Como também é arriscado, e inaceitável, que profissionais de imprensa devidamente credenciados sejam alocados em áreas destinadas a torcedores.

A jornalista Ana Marina Maioli, funcionária da ACEESP destacada para acompanhar o trabalho da imprensa no estádio, apresentou à diretoria um relatório apontando todos os problemas detectados, a partir do qual solicitamos providências mais seguras para o jogo de domingo. Desde as primeiras horas da manhã, ela já estará no local, trabalhando para acompanhar todo o acesso e credenciamento dos profissionais, bem como as atividades do pós-jogo (coletivas e zona mista). Recomendamos aos associados que comuniquem a ela qualquer anormalidade.

Por fim, a ACEESP esclarece que NÃO CONTRATA nenhuma empresa, nem equipamentos, tampouco pessoas físicas, responsáveis pelo processo de credenciamento dos jornalistas nos jogos de futebol realizados em todo o Estado. A responsabilidade por esse serviço é dividida pelos clubes com a Federação Paulista de Futebol. A ACEESP, cumprindo seu estatuto, zela para que as áreas de imprensa sejam ocupadas apenas por jornalistas credenciados e para que todos possam trabalhar de acordo com as regras do protocolo.

Veja nas fotos a movimentação da imprensa no Estádio do Morumbi para o credenciamento