ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Nota de repúdio

 

 

A ACEESP compactua com o Santos Futebol Clube no triste episódio ocorrido nesta quarta-feira (3/2). Confira a íntregra da nota oficial emitida pelo clube:

O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.

O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.

É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.

Basta de tolerância com racismo!
Basta!

Santos FC
#TimedeBrancoedePreto

 

Confira também a manifestação da ACEG:

A ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos) condena veementemente o episódio lamentável ocorrido na transmissão da partida entre Grêmio e Santos pela Rádio Grenal.

Na jornada esportiva, o narrador Haroldo de Souza, para identificar o jogador Lucas Braga, da equipe paulista, perguntou ao repórter que realizava a transmissão quem era o “crioulinho” que jogava pelo lado esquerdo. Após a resposta, ainda citou o atleta como “moreno” e “cidadão de cor”.

O racismo não tem lugar na sociedade e cabe, também, à imprensa combatê-lo. Declarações como a de hoje não são bem-vindas.

Em nome dos cronistas esportivos do Rio Grande do Sul, pedimos desculpas ao jogador, ao clube e à sociedade.