ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Nota de repúdio – Caso Lucas Musetti, do Globoesporte.com

LOGO-ACEESP-75-ANOS (2)

A ACEESP manifesta sua total solidariedade ao jornalista Lucas Musetti, do Globoesporte.com, ameaçado pelo zagueiro Fabián Noguera, do Santos Futebol Clube.

Durante o amistoso, Santos e Kenitra, em 28/01/2017, no Pacaembu, o repórter Lucas Musetti escreveu em seu twitter que o jogador falhou no único gol tomado pelo Santos. Após o término do jogo, o zagueiro aproveitou o fim das entrevistas e chamou o repórter para conversar em um canto próximo das escadas que ficam no Tobogã.

Lá, o jogador agarrou o profissional de imprensa pela gola da camisa e afirmou: “Quem paga você para falar mal de mim? Eu vou te acompanhar e se você continuar falando mal de mim, a conversa vai ser pior”.

Após a ameaça, o jornalista encerrou seu trabalho no Estádio do Pacaembu e registrou Boletim de Ocorrência.

Infelizmente, não é a primeira vez e não se resume a um clube, a um jogador, a uma torcida, nem a um estádio especificamente. A cada dia a intolerância se faz presente nas praças esportivas com episódios lamentáveis de agressões contra profissionais de imprensa que estão apenas no exercício da profissão cumprindo seu dever de informar.

A ACEESP repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas, que fere a liberdade de expressão e o direito garantido na Constituição.

A direção do Santos Futebol Clube e a Federação Paulista de Futebol foram notificados, com o conhecimento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil e entidades de classe.

Erick Castelhero
Presidente

Mauricio Noriega
Vice-Presidente