ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

ÚLTIMAS VAGAS PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE REGRAS E USO DO VAR NA COPA DO MUNDO

Curso de arbitragem é uma tradição na ACEESP

Dando sequência à série de cursos gratuitos oferecidos a todos os associados, a ACEESP vai promover um workshop de atualização de regras e normas para aplicação do VAR que serão implementadas pela Fifa na Copa do Mundo do Catar-22. Toda a atividade será conduzida pelo ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem da Rede Globo, Sálvio Spínola Fagundes Filho, instrutor da Fifa reconhecido como uma das maiores autoridades da arbitragem brasileira e internacional. A aula está programada para o dia 28 de outubro, sexta-feira, das 9h30 às 13h00 , com meia hora de coffe break, entre 11h00 e 11h30.

O curso é uma realização da ACEESP em parceria com o Museu do Futebol, que cedeu o auditório Armando Nogueira e toda a infra-estrutura operacional (incluindo telão para exibição de vídeos didáticos) para o desenvolvimento da aula.

O curso de arbitragem dará um panorama geral pela história, origem e aplicação das 17 regras do futebol, com foco específico nas normativas de atualizações que estarão vigentes a partir do Mundial do Catar. Obviamente, um dos capítulos mais importantes do conteúdo a ser explorado é referente à tecnologia do VAR, o chamado “árbitro de vídeo”, que terá novidades importantes sobretudo em relação à linha do impedimento.

“O curso é uma ferramenta essencial para os jornalistas que vão cobrir os jogos da Copa, aqui ou ao vivo no Catar. Algumas das atualizações da Fifa só foram divulgadas no mês passado e pouca gente tem conhecimento delas”, ressalta Sálvio. Para ilustrar a aula, ele vai apresentar vídeos utilizados em treinamentos dos árbitros convocados pela Fifa para atuar na Copa. “Os vídeos são os mesmos utilizados nos testes aplicados a todos os árbitros e assistentes que vão trabalhar no Mundial”, completa.

Todos os participantes inscritos receberão certificado de conclusão do curso e terão acesso digital a um livro ilustrado de regras comentadas e editado pela própria Fifa.

Uma reunião realizada no Museu do Futebol definiu os detalhes operacionais e dinâmicas que serão adotadas na exposição do conteúdo didático do curso. Dela participaram, além do instrutor convidado, o presidente da Aceesp, jornalista Nelson Nunes, a assessora de imprensa da associação, Ana Marina Maioli, e o produtor de eventos do Museu do Futebol, Rafael Lima.

Rafael Lima e Sálvio Spínola Fagundes Filho

O curso é aberto para todos os sócios e credenciados da Aceesp que tenham credencial 2022 em dia e regularizada. As vagas são limitadas e, por conta disso, haverá necessidade de inscrição prévia. As inscrições terminam dia 27/10 e poderão ser feitas através do email [email protected] com nome, e-mail, contato e número da credencial de 2022. Haverá também, através do mesmo canal, possibilidade de pedido de credenciamento específico para a cobertura jornalística do evento. Após a aula, o instrutor Sálvio Spínola estará disponível para entrevistas no local.

Auditório Museu do Futebol

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, s/n
Estádio do Pacaembu 
São Paulo – SP 
Estacionamento com Zona Azul
R$ 5,75 por três horas