ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

PROTOCOLO DE IMPRENSA – PAULISTÃO A2 KIA 2023

(CRÉDITO: ARTE/FPF)

1 – INTRODUÇÃO
Este Protocolo de Imprensa Paulistão A2 Kia 2023 (A2) foi elaborado pelo Departamento de Comunicação da Federação Paulista de Futebol e pelos clubes participantes da competição e aprovado pelas entidades jornalísticas esportivas do Estado de São Paulo (Aceesp, Aceisp e Arfoc).

O acesso de todos os jornalistas aos estádios para cobertura dos jogos, incluindo detentores dos direitos de transmissão, fotógrafos, repórteres e produtores de conteúdo, gramado ou cabines, será realizado mediante credenciamento prévio, jogo a jogo, por meio do sistema on-line da Federação Paulista de Futebol, o Ligatech, conforme orientações descritas abaixo.

É indispensável a apresentação da credencial jornalística esportiva (Aceesp, Aceisp, Arfoc-SP, Aceb e Abrace) de 2023 tanto na solicitação on-line do credenciamento quanto no acesso aos estádios. A simples solicitação do pedido de credenciamento não garante a aprovação do pedido. Os pedidos devem ser realizados até 48 horas antes do início da partida -pedidos realizados fora deste prazo serão automaticamente desconsiderados. O credenciamento no estádio encerra 30 minutos antes do início da partida.

Os direitos de transmissão de imagens ao vivo pertencem a TV Cultura, YouTube, Estádio TNT Sports e Paulistão Play. Não é permitida a transmissão ao vivo de imagens dos jogos em nenhuma outra plataforma, página ou canal. Para não-detentores, é proibida a transmissão de imagens do gramado, arquibancadas e torcida 1 hora antes do início do jogo, e até 15min após o fim do jogo.

2 – ESPAÇOS DESTINADOS À IMPRENSA
Tribunas de imprensa e cabines

Espaços destinados aos profissionais de mídia escrita, fotógrafos, rádios e TVs, em quantidade pré-definida pela FPF de acordo com a disponibilidade de cada estádio, com o jogo em questão e com a fase do campeonato. Não será permitido o credenciamento de profissionais de coleta de dados, exceção à detentora de Direito de Dados do campeonato.

Gramado
O acesso ao gramado de jogo é restrito aos detentores de direitos de transmissão da competição, profissionais de comunicação dos clubes e da FPF, fotógrafos, repórteres de rádio e produtores de conteúdo da FPF. Os profissionais com acesso ao gramado devem posicionar-se da seguinte maneira:

– Fotógrafos – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central), e sentados em seus próprios banquinhos ou similares, que deverão ser levados aos estádios pelos próprios profissionais. Não é permitido levantar-se ou deslocar-se durante o jogo;

– Repórteres de Rádio – devem permanecem somente nas linhas de fundo, sem entrevistas no gramado antes ou após os jogos;

– Repórteres ao vivo das TVs detentoras dos direitos de transmissão – devem ocupar o espaço entre os bancos de reserva e a linha de fundo. É vedada a circulação dos repórteres nas áreas próximas aos bancos de reservas e banco central da arbitragem;

– Profissionais de comunicação dos clubes – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central). Fotógrafos deverão permanecer sentados em seus próprios banquinhos ou similares;

3 – CADASTRAMENTO, CREDENCIAMENTO E ACESSO
Imprensa Geral – 
Cabines, tribunas, zonas mistas e coletivas (fora do gramado)    
Esta modalidade não dá acesso ao gramado. Os veículos interessados na cobertura em tribunas e cabines devem solicitar a criação de cadastro no sistema Ligatech. Após avaliação e aprovação do cadastro, cada veículo de comunicação possuirá apenas 1 (um) único login de acesso para todas as competições paulistas. Com login em mãos, cada veículo deverá acessar o sistema e cadastrar previamente todos os seus profissionais de comunicação para realizar as solicitações de cobertura jogo a jogo, com dados completos e a inserção de foto e da credencial jornalística esportiva de 2023 (Aceesp, Aceisp, Abrace, Aceb e Arfoc). Os pedidos devem ser realizados até 48 horas antes do início da partida.

A quantidade máxima de vagas pode variar de acordo com o jogo, a demanda da imprensa, características do estádio, a fase da competição e critérios como assiduidade na cobertura desta e de outras edições do Campeonato Paulista. Todos os pedidos, aprovados ou não, serão respondidos via e-mail. As zonas fora do gramado estão assim divididas:

ZONA VERMELHA – áreas de imprensa, cabines, tribunas, salas operacionais, salas anexas e outros locais.

ZONA AMARELA – compreende a parte externa do estádio: os pontos de controle para acesso ao estádio, credenciamento, as zonas das unidades móveis, quando se encontrarem no exterior, os estacionamentos dos veículos e ônibus, entre outros locais.

Gramado
Repórteres de Rádio – Zona Roxa    

No gramado, serão credenciados até 12 repórteres de rádio por partida. Rádios que desejam credenciar repórter para o gramado devem realizar o pedido para a Zona Roxa. A quantidade de profissionais credenciados no gramado poderá ser avaliada jogo a jogo. Não haverá entrevistas no gramado antes ou após as partidas. 

Fotógrafos – Zona Roxa
Os fotógrafos devem procurar diretamente a Arfoc-SP para credenciamento prévio, jogo a jogo, com prazo máximo de 24 horas antes de cada rodada (para informações sobre o credenciamento, entre em contato pelo site da Arfoc). É proibida a produção de vídeos e/ou entradas ao vivo (lives) dos jogos pelos fotógrafos credenciados para o gramado.

Detentoras dos direitos de transmissão – Zonas Roxa, Vermelha e Amarela
Devem realizar o credenciamento por meio do mesmo sistema acima mencionado e detalhado – Sistema Ligatech- em até 24 horas antes do início de cada partida. Não será credenciada equipes ENGs no gramado.

Detentora de Direitos de Dados – Zona Vermelha
A detentora dos direitos de dados da competição é a StatsPerform. Deve realizar o credenciamento por meio do mesmo sistema acima mencionado e detalhado – Sistema Ligatech- em até 48 horas antes do início de cada partida. Não serão considerados pedidos de credenciamento de profissionais de outras empresas de dados.  

3 – POSICIONAMENTO E ENTREVISTAS NO GRAMADO    
Posicionamento no gramado 

Repórteres de TV ao vivo permanecem no espaço entre a bandeirinha de escanteio e o banco de reservas. Repórteres de rádio e influenciadores digitais permanecem somente nas linhas de fundo, sem previsão de entrevistas no gramado; Fotógrafos em geral e profissionais de comunicação dos clubes ocupam as linhas de fundo e/ou atrás das placas da lateral oposta, com exceção da placa central com o nome da competição. Assessores de imprensa dos clubes sobem ao gramado aos 40min de cada tempo para colaborar com as entrevistas de intervalo e pós-jogo.

Todos os profissionais credenciados no gramado devem permanecer em seus respectivos locais pré-estabelecidos. Deslocamentos no gramado devem ocorrer apenas no intervalo do jogo. Não é permitido adentrar o gramado de jogo (quatro linhas) em nenhum momento. Os profissionais não devem abordar jogadores, membros das comissões técnicas dos times e membros da equipe de arbitragem. Desvios de comportamento e de conduta dos profissionais de comunicação estarão sujeitas a sanções aplicadas pelo Departamento de Comunicação da FPF, que incluem advertências e suspensão de jogos.    

Janela de entrevistas 
Somente repórteres das TVs detentoras podem realizar entrevistas no gramado, na beira do campo, próximo à saída para os vestiários, na janela pré-definida abaixo. Profissionais dos clubes serão responsáveis pelo acompanhamento das entrevistas dos atletas na beira do gramado.

Pré-jogo – previamente gravada no momento da chegada dos times aos estádios;    
Intervalo ida – 1 jogador por time, 1 pergunta por jogador;    
Intervalo volta – sem entrevistas;    
Fim de jogo – Craque do Jogo e 1 ou mais jogadores por time, sem limite de perguntas.    
Repórteres de rádio não participam de entrevistas no gramado, incluindo pré e pós-jogo.  

Abertura de login
Para solicitação de criação de login no sistema de credenciamento, é preciso enviar os dados do veículo de comunicação abaixo listados para o e-mail [email protected]. Os pedidos de criação de login serão avaliados individualmente. Cada veículo poderá possuir um único login apto a realizar solicitações de credenciamento. Os logins utilizados em 2022 podem ser utilizados em 2023, sem a necessidade da criação de novo login. Não serão aceitos pedidos de criação de login após a oitava rodada da primeira fase da competição.    

Nome do veículo    
CNPJ
CPF do Responsável    
Nome do Responsável    
Telefone
E-mail (Login)    
URLs do veículo 

4 – USO DE IMAGENS DOS JOGOS (MELHORES MOMENTOS)  
Após o final da partida, veículos de comunicação poderão utilizar imagens dos melhores momentos equivalentes a 3% do tempo total do jogo, respeitando os devidos créditos da transmissão. Os detalhes para obtenção dos vídeos de melhores momentos serão publicados no site da FPF (www.fpf.org.br). Fotos e logomarcas da competição podem ser encontradas em www.flickr.com/photos/fpf_oficial