ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
Uma noite histórica!
Com casa lotada e presença de grandes nomes da crônica esportiva do Brasil, a ACEESP realizou na noite de segunda-feira (27/11) a cerimônia de entrega do TROFÉU ACEESP 2023 aos jornalistas premiados e a outros profissionais homenageados, no auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol (Pacaembu).
A festa teve um significado especial porque marcou também o aniversário de 40 anos do TROFÉU ACEESP, seguramente uma das mais tradicionais e importantes premiações do mercado da comunicação no País. Os ganhadores foram indicados pelo voto direto dos próprios colegas, numa votação livre e democrática, o que aumenta a importância do prêmio, uma vez que é o reconhecimento da própria categoria ao trabalho realizado por todos ao longo do ano.
Apresentada por Lívia Nepomuceno, da Band, e João Guilherme Carvalho, da Paramont +, a festa teve vários momentos de muita emoção. O principal foi a homenagem que a diretoria da ACEESP prestou aos associados que integram o chamado Hall dos Notáveis – uma galeria de pouquíssimos jornalistas e veículos que acumularam troféus ao longo da carreira. Jubilados ao atingir a décima indicação, eles não podem ser mais votados na eleição regular de cada ano. Mas ontem voltaram ao palco do prêmio para receberem uma versão dourada (e única) do Troféu. Presentes à cerimônia, José Silvério, Wanderley Nogueira, Mauro Naves, Mauro Beting, Cléber Machado e Ricardo Capriotti recordaram as grandes conquistas e agradeceram pelo novo reconhecimento ao talento de cada um. Milton Leite, Juca Kfouri e Milton Neves, também integrantes da galeria, não puderam comparecer. Cláudio Zaidan, ao ser premiado como o melhor comentarista de rádio em 2023, também passou a integrar essa seleção de craques do jornalismo paulista. Outros momentos marcantes foram a entrega dos troféus Regiane Ritter, para a jornalista Silvia Vinhas, e Ely Coimbra, para Márcio Canuto. “Esse é o melhor presente de Natal que eu podia ter ganho”, disse Canuto, numa alegria incontida.
Além dos jornalistas, a festa também premiou os destaques esportivos de 2023. No feminino, a ginasta Rebeca Andrade faturou o bi. No masculino, o técnico Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil pelo São Paulo, levou o prêmio pela primeira vez. “Ouvindo os depoimentos de muitos dos premiados aqui hoje voltei no tempo e pude resgatar memórias do meu tempo de garoto que ouvia futebol pelo rádio em Araraquara, e também depois como jogador”, disse o treinador.
Além do Museu do Futebol, o Troféu ACEESP teve o apoio da Ford, patrocinadora do evento há mais de três décadas, Sicred, Henko Produções e AVSC Audiovisual. E pela primeira vez em 40 anos o evento teve a cobertura ao vivo pelo YouTube produzida pelos alunos do curso de jornalismo da ESPM, também parceiro da ACEESP no projeto Podjor FC.
Confira a seguir a relação completa dos premiados da noite.
TV
Narrador (a): Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)
Comentarista: Alexandre Lozetti (TV Globo/SporTV)
Repórter: Eduardo Affonso (Canais ESPN)
Apresentador (a): André Rizek (TV Globo/SporTV)
RÁDIO
Narrador (a): Oscar Ulisses (Rádio CBN)
Comentarista: Cláudio Zaidan (Rádio Bandeirantes)
Repórter: Rafael Esgrilis (Rádio Energia 97 FM)
Apresentador (a): Roberto Lioi (Rádio CBN)
MÍDIA DIGITAL/ON LINE
Melhor veículo: Portal UOL Esportes / Voz do Esporte
Melhor profissional do ano: César Tavares (Voz do Esporte)
OPINIÃO – MÍDIA ESCRITA (IMPRESSA OU DIGITAL)
Melhor colunista: PVC (Portal Uol Esporte)
INTERIOR
Rádio: Rádio CBN (Ribeirão Preto)
TV: EPTV (Ribeirão Preto)
Jornal/site: A Cidade ON Ribeirão Preto
LITORAL
Rádio: Rádio Caraguá FM
TV: TV Tribuna (Santos)
Jornal/site: A Tribuna de Santos
EX- ATLETAS
Melhor profissional do ano: Richarlyson (TV Globo/SporTV) / Neto (TV Bandeirantes) / Casagrande (Portal Uol Esporte)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Melhor profissional do ano: Felipe Espíndola (São Paulo Futebol Clube)
DESTAQUES ESPORTIVOS DO ANO
Dorival Jr (Futebol – técnico do São Paulo Futebol Clube)
Rebeca Andrade (Ginástica Olímpica)
PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA
TROFÉU REGIANI RITTER – Silvia Vinhas
TROFÉU ELY COIMBRA – Márcio Canuto
HONRA AO MÉRITO – 50 ANOS DE CARREIRA – Edgard de Oliveira Barros , José Maria de Aquino e Joseval Peixoto.
MELHOR MATÉRIA ESCRITA (MÍDIA IMPRESSA OU PLATAFORMAS ON LINE) Daniel Servidio com a matéria intitulada: “ A filha ou a Seleção? Como dispensa de Gabriel Magalhães reforça tabu que impacta o futebol” publicada no premierleaguebrasil
MELHOR IMAGEM DO ESPORTE EM 2023 – Miguel Schincariol/Getty Images, com foto da Comemoração do Gol de Luciano na Neo Química Arena na semifinal da Copa do Brasil.
E acesse a galeria de fotos no link https://gasparnobrega.pixieset.com/trofuaceesp2023/
Para assistir o vídeo, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=mx4-WiVAmpY