ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

39º TROFÉU ACEESP

Festa do Museu do Futebol reúne jornalistas premiados e tem homenagem póstuma ao eterno Rei Pelé

A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) realizou na noite desta segunda-feira (30/1) a festa de premiação aos melhores de 2022 agraciados com o TROFÉU ACEESP, no auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol. O prêmio, que é um dos mais tradicionais do jornalismo brasileiro, chegou este ano à sua trigésima nona edição. O Troféu reconhece a performance anual de profissionais e veículos no segmento da crônica esportiva do Estado, com um diferencial relevante: a votação é feita pelos próprios jornalistas esportivos sócios e credenciados da entidade, que elegem de maneira direta os colegas de maior destaque na temporada.


Com apresentação de Karine Alves e Odinei Ribeiro, apresentadora e narrador dos Canais Globo/SporTV, a cerimônia foi marcada por momentos de muita emoção. Um deles, no encerramento da festa, foi mais que especial. A ACEESP prestou uma homenagem póstuma ao Rei Pelé, entregando uma placa à direção do Museu Pelé, na qual a entidade reconhece a maneira profissional, gentil e cordial, com que Édson Arantes do Nascimento tratou a imprensa esportiva de São Paulo ao longo de sua carreira, dentro e fora dos campos. Também foi entregue um exemplar do Troféu Aceesp 2022 para a família de Pelé, ali representada por uma das filhas do jogador, Flávia Nascimento.

“O troféu é uma maneira simbólica de registrarmos nosso reconhecimento ao legado deixado por Pelé em favor do esporte mundial”, disse o presidente da ACEESP, o jornalista Nélson Nunes. “Só podemos dizer muito obrigado a todos vocês por mais esta lembrança ao nome do meu pai”, disse Flávia, visivelmente emocionada com a homenagem.

Além dos jornalistas premiados (veja a relação completa abaixo) nas diversas categorias de rádio, TV, jornal e plataformas de mídias digitais, o TROFÉU ACEESP 2022 também trouxe como inovação homenagens especiais a outras duas personalidades do esporte, reconhecidas pela vitoriosa trajetória de ambos em 2022: a campeã olímpica e mundial de ginástica, Rebeca Andrade, e o multicampeão treinador do Palmeiras, Abel Ferreira,

O TROFÉU ACEESP tem o apoio comercial da Ford, que há 30 anos associa sua marca ao prêmio criado em 1984 pelo então presidente da Associação, o jornalista Mário Marinho. A diretoria da ACEESP agradece também ao Museu do Futebol, que cedeu suas instalações para a cerimônia e, de quebra, ofereceu a todos os premiados e convidados a oportunidade de apreciarem de maneira exclusiva e privada a exposição O Futebol na Semana de Arte Moderna de 1922, encerrada para o público no dia anterior.


Confira a seguir a relação de todos os premiados e homenageados:

TV (ABERTA E FECHADA)

Narrador (a): Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)

Comentarista: Ana Thaís Matos (TV Globo/SporTV)

Repórter: André Hernan

Apresentador (a): Luiz Teixeira (TV Globo/SporTV) e Renata Fan (TV Bandeirantes)

RÁDIO

Narrador (a): Marcelo do Ó (Rádio BandNews FM)

Comentarista: Cláudio Zaidan (Rádio Bandeirantes)

Repórter: Rafael Esgrilis (Rádio Energia 97 FM)

Apresentador (a): Thomaz Rafael (Rádio Transamérica)

MÍDIA DIGITAL/ON LINE

Melhor veículo: Portal UOL Esportes

Melhor profissional do ano: César Tavares (Voz do Esporte)

OPINIÃO – MÍDIA ESCRITA (IMPRESSA OU DIGITAL)

Melhor colunista: Luis Augusto Símon/Blog do Menon (Portal Uol Esporte)

INTERIOR

Rádio: Rádio CBN (Ribeirão Preto)

TV: EPTV (Ribeirão Preto)

Jornal/site: Correio Popular (Campinas), Diário do Grande ABC, Jornal de Piracicaba e O Liberal (Americana)

LITORAL

Rádio: Rádio Caraguá FM

TV: TV Tribuna (Santos)

Jornal/site: A Tribuna de Santos

EX- ATLETAS

Melhor profissional do ano: Pedrinho (TV Globo/SporTV)

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Melhor profissional do ano: Vinicios Oliveira (Red Bull Bragantino)

DESTAQUES ESPORTIVOS DO ANO

Abel Ferreira (Futebol – técnico do Palmeiras)

Rebeca Andrade (Ginástica Olímpica)

PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA

TROFÉU REGIANI RITTER – Simone Melo

TROFÉU ELY COIMBRA – Luís Carlos Quartarollo

HONRA AO MÉRITO – 50 ANOS DE CARREIRA – Jota Júnior, José Eduardo Savóia e José Desidério

MELHOR MATÉRIA ESCRITA (MÍDIA IMPRESSA OU PLATAFORMAS ON LINE) – Emilio Botta, com a matéria intitulada: “Internação no interior de SP, uso de canabidiol e memórias da carreira: a luta de Maguila pela vida”, publicada no GE.Globo.

MELHOR IMAGEM DO ESPORTE EM 2022 – Tarso Sarraf, com foto do gol de Richarlisson na vitória do Brasil sobre a Sérvia na Copa do Catar.

GALERIA DE FOTOS NO LINK:

https://drive.google.com/drive/folders/15iF1SASZhYVO9HkmJ0uvAxyTWp8y0VDV?usp=sharing

APÓS 2 ANOS PRÊMIO ACEESP VOLTOU A SER PRESENCIAL. ASSISTA O VÍDEO NO LINK:

https://youtu.be/60YPymQdUqU

VEJA ALGUMAS FOTOS: