ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

LIGA IMPRENSA 2018 – Regulamento

REGULAMENTO

 

I – Objetivo

Artigo 1º. – Realizar um campeonato de futebol society entre os profissionais de imprensa de São Paulo, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os envolvidos e proporcionar aos participantes: melhoria na qualidade de vida, integração e fortalecimento do espírito de trabalho em equipe.

Artigo 2º. – Participarão da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 as equipes que confirmarem presença junto à ACEESP.

Artigo 3º. – A participação de cada equipe será oficializada por meio do envio à ACEESP da ficha de inscrição, que deverá conter:

– Nome da equipe;

– Nome do Responsável pela Equipe, com e-mail e telefone para contato;

– Relação Nominal dos Jogadores, com o mínimo de 10 (dez) e máximo de 22 (vinte e dois) integrantes, além do número da credencial ACEESP 2018 de sócio ou credenciado. Os atletas de equipes convidadas deverão apresentar MTb, DRT e contrato com o empregador.

– Nome do Técnico da equipe e assinatura do responsável.

II – Modalidade e regras aplicáveis

Artigo 4º. – A modalidade será arbitrada por árbitros de empresa especializada.

Artigo 5º. – Ressalvados os ajustes constantes deste Regulamento, as regras de jogo aplicáveis serão as reconhecidas pela Confederação Brasileira de Futebol Society.

III – Inscrição e formação das equipes participantes.

Artigo 6º. – A SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 é aberta a todos os profissionais de imprensa do Estado de São Paulo. Cada equipe poderá inscrever entre 10 (dez) e 22 (vinte e dois) participantes que sejam, comprovadamente, jornalistas, radialistas ou profissionais de imprensa em geral, incluídos os responsáveis por serviços técnicos.

Parágrafo Primeiro – Os participantes da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 (atletas e responsáveis pelas equipes) deverão ser titulares da credencial ACEESP referente ao ano 2018, seja na condição de “associado”, “credenciado” ou “técnica”.

Parágrafo Segundo – As equipes participantes poderão ser formadas por profissionais vinculados a mais de um veículo de comunicação, desde que os mesmos pertençam ao mesmo grupo econômico. Na impossibilidade de formação numérica de um time, será permitida a formação de equipes compostas por profissionais vinculados a grupos econômicos distintos.

Parágrafo Terceiro – O profissional que, no decorrer da competição, venha a desvincular-se da empresa que o tenha inscrito na SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 poderá continuar atuando pela equipe representativa da empresa em questão.

Parágrafo Quarto – Cada equipe deverá jogar com 7 (sete) atletas, sendo 1 (um) no gol e 6 (seis) na linha.

Artigo 7º. – A inscrição das equipes, com o devido envio de uma relação com os nomes de pelo menos 10 (dez) componentes e de um Responsável, poderá ser realizada até o dia 27 de julho de 2018, mediante envio da respectiva documentação à ACEESP.

Parágrafo Único – A relação nominal dos profissionais participantes poderá ser complementada até o dia 31 de agosto de 2018.

Artigo 8º. – Cada equipe poderá contar com, no máximo, 2 (dois) atletas que não possuam vínculo com a empresa a ser representada, contanto que os mesmos sejam titulares da credencial ACEESP referente ao ano 2018.

Artigo 9º. – Antes do início de cada partida, os profissionais participantes da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 deverão apresentar ao mesário a credencial ACEESP do exercício de 2018. Sem este documento, o atleta será impedido de participar da partida, exceção feita aos jogadores das equipes convidadas, que deverão apresentar documento pessoal (RG ou CNH).

Artigo 10º. – Cada equipe poderá inscrever um participante que seja atleta ou ex-atleta profissional de futebol de campo, desde que o mesmo possua: (i) a credencial ACEESP 2018 e (ii) comprovação de vínculo profissional com a empresa representada pela equipe em questão.

IV – Uniformes

Artigo 11º. – Toda equipe inscrita deverá utilizar uniforme com as logomarcas da ACEESP e dos patrocinadores da competição.

Parágrafo Primeiro – O uso de uniformes é obrigatório por parte das equipes participantes.

Parágrafo Segundo – Será obrigatório o uso de caneleiras.

Parágrafo Terceiro – Somente os goleiros poderão vestir calças compridas.

V – Disciplina

Artigo 12º. – Os litígios disciplinares e as demais questões relacionadas à organização da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 serão apreciados e julgados pelo Comitê Disciplinar constituído pelos seguintes membros: Erick Castelhero (Presidente); Jean Eduardo Nicolau (Vice-Presidente); Nilson Romera (Terceiro Membro).

Parágrafo Único – O Comitê Disciplinar deverá zelar pela aplicação da versão do Código Disciplinar da ACEESP vigente à época da disputa da competição.

VII – Local de disputa e calendário

Artigo 13º. – A SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 será realizada nos meses de setembro e outubro nas quadras da Arena WS, localizada à Av. Marquês de São Vicente, 2477, Barra Funda, fone (11) 3611-2363, site: www.arenaws.com.br

Parágrafo Primeiro – As equipes deverão chegar ao local de jogo com 30 (trinta) minutos de antecedência.

Parágrafo Segundo – O Congresso Técnico, para sorteio e definição de grupos da Fase Classificatória SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 será realizado no dia 10 de setembro, a partir das 19:00 horas, na Sede Santander, à Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, 27º andar, Vila Olímpia, São Paulo, SP.

Parágrafo Terceiro – A tabela dos jogos será divulgada após o sorteio dos grupos, por ocasião do Congresso Técnico.

VIII – Sistema de Disputa

Artigo 14º. – A SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 será disputada em 5 (cinco) fases, a saber:

  1. a) Fase Classificatória
  2. b) Fase Oitavas de Final
  3. c) Fase Quartas de Final
  4. d) Fase Semifinal
  5. e) Fase Final

Artigo 15º. – Disputarão a Fase Classificatória 28 (vinte e oito) equipes, que serão divididas, por meio de sorteio, em 7 (sete) grupos de 4 (quatro) equipes.

Parágrafo Primeiro – Equipes do mesmo grupo econômico não poderão se enfrentar na FASE CLASSIFICATÓRIA. Durante o sorteio, a equipe será deslocada para o grupo imediatamente seguinte.

Artigo 16º. – Na Fase Classificatória as equipes jogarão entre si dentro de seu respectivo grupo, nos seguintes termos:

TABELA / ORDEM DOS JOGOS

Jogo 1 – Equipe nº 1 x Equipe nº 4

Jogo 2 – Equipe nº 2 x Equipe nº 3

Jogo 3 – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

Jogo 4 – Perdedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

Jogo 5 – A definir

Jogo 6 – A definir.

Parágrafo Primeiro – Em caso de empate será considerada vencedora, apenas para a determinação da sequência de jogos dentro do grupo, a equipe que estiver à esquerda da tabela.

Parágrafo Segundo –  A competição feminina terá 1 grupo, em sistema de disputa triangular, todos contra todos, em jogos de ida e volta. A programação prevê a seguinte ordem de jogos, obedecida através de sorteio: 1 x 3, 2 x 1 e 3 x 2 na ida; 3 x 1, 1 x 2 e 2 x 3 na volta. Os dois times de melhores campanhas disputarão a decisão em jogo único.

Artigo 17º. – Na Fase Classificatória, em caso de empate na pontuação, para efeito de classificação do campeão, do vice-campeão e dos dois melhores terceiros colocados da classificação geral, obedecer-se-ão aos seguintes critérios para desempate:

  1. a) ENTRE DUAS EQUIPES:

1) Confronto direto na Fase;

2) Maior número de vitórias na Fase;

3) Maior saldo de gols na Fase;

4) Maior número de gols marcados na Fase;

5) Critério Disciplinar:

  1. a) Menor número de Cartões Vermelhos na Fase;
  2. b) Menor número de Cartões Amarelos na Fase;

6) Sorteio.

  1. b) ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:

1) Maior número de vitórias na Fase;

2) Maior saldo de gols na Fase;

3) Maior número de gols marcados na Fase;

4) Critério Disciplinar:

  1. a) Menor número de Cartões Vermelhos na Fase;

 

  1. b) Menor número de Cartões Amarelos na Fase;

5) Sorteio.

Artigo 18º. – As fases de disputa ocorrerão nos moldes a seguir:

  1. a) FASE OITAVAS DE FINAL: Será composta por 16 (dezesseis) equipes que serão agrupadas, de acordo com Caderno Técnico específico, em 08 (oito) grupos de 02 (duas) equipes. Em jogo único dentro dos grupos, as vencedoras passarão à Fase seguinte da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018.
  2. b) FASE QUARTAS DE FINAL: Será composta por 08 (oito) equipes que serão agrupadas, de acordo com Caderno Técnico específico, em 04 (quatro) grupos de 02 (duas) equipes. Em jogo único dentro dos grupos, as vencedoras passarão à Fase Semifinal da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018.
  3. c) FASE SEMIFINAL: Será composta por 04 (quatro) equipes que serão agrupadas, de acordo com Caderno Técnico específico, em 02 (dois) grupos de 02 (duas) equipes. Em jogo único dentro dos grupos, as equipes perdedoras dos jogos disputarão o 3º lugar e as vencedoras dos jogos decidirão o título da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018.
  4. d) FASE FINAL: Será composta por 04 (quatro) equipes. As perdedoras dos jogos Semifinais disputarão, em jogo único, o 3º lugar e as vencedoras dos jogos semifinais decidirão, em jogo único, o título da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018.

Parágrafo Primeiro – Havendo empate no tempo regulamentar nas Fases Oitavas de Final, Quartas de Final, Semifinal e Final, a decisão será através de cobranças de 03 (três) tiros livres da marca do pênalti. Persistindo o empate, cobrança de tiros livres alternados até que se defina um vencedor.

Parágrafo Segundo – A definição dos confrontos das oitavas de final, quartas de final e semifinal será através de sorteio.

Parágrafo Terceiro – Para o sorteio dos confrontos das oitavas de final, as 8 (oito) equipes de melhor campanha geral da FASE CLASSIFICATÓRIA serão colocadas no Pote 1 e as outras 8 (oito) equipes no Pote 2. Para as quartas e semifinais, não haverá a separação de cabeças de chaves.

IX – Pontuação

Artigo 19º. – A pontuação da Fase Classificatória (Primeira Fase) será a seguinte:

– Vitória: 03 (três) pontos

– Empate: 01 (um) ponto

– Derrota: 00 (zero) ponto

X – Duração das partidas

Artigo 20º. – As partidas serão disputadas em dois tempos de 20 (vinte) minutos, com cinco minutos de intervalo.

XI – Premiação

Artigo 21º. – Após a Final, haverá a entrega oficial dos troféus ao campeão e ao vice-campeão. A critério da organização, poderão ser instituídos outros prêmios.

XII – Considerações Gerais

Artigo 22º. – Local dos jogos:

– Os jogos serão realizados nas quadras da Arena WS, localizada à Av. Marquês de São Vicente, 2477, Barra Funda, fone (11) 3611-2363, site: www.arenaws.com.br

Artigo 23º. – Quadra:

– Os jogos serão realizados em 04 (quatro) quadras descobertas

– Piso de grama sintética homologado pela FIFA

– Dimensões oficiais mínimas exigidas pela Confederação Brasileira de Futebol Society.

Artigo 24º. – O Site Oficial da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018 é o www.aceesp.org.br

– Todas as informações contidas neste Regulamento, assim como a Tabela dos Jogos, Calendário, Classificação, Equipes e Atletas participantes e Notícias, estarão no site oficial da competição.

Artigo 25º. – Os casos não previstos ou omissos deste Regulamento serão resolvidos pelo Comitê Disciplinar da ACEESP.

 

SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018

Caderno Técnico – Participantes

 

01 FOX SPORTS
02 AGORA/FOLHA
03 ARFOC
04 ASSESSORIA
05 ESPN
06 ESPORTE INTERATIVO
07 VOZ DO ESPORTE
08 ESTADÃO
09 EXPRESSO ABC
10 FPF
11 FUTEBOL & RESENHA
12 TRANSAMÉRICA
13 GAZETA ESPORTIVA
14 GLOBO/CBN
15 GLOBOESPORTE
16 BAND RÁDIOS
17 RÁDIO PRADO
18 RÁDIO CORINGÃO
19 REDE CONTÍNUA
20 SBT
21 TIME DO BOSQUE
22 FUTPRESS
23 TV CULTURA
24 TV GAZETA
25 TV GLOBO
26 UOLANCE
27 VALOR ECONÔMICO
28 VEJA
  LIGA IMPRENSA FEMININA
01 CATADÃO
02 ESPN
03 GLOBOLEIRAS

 

FASE CLASSIFICATÓRIA

28 equipes divididas em 7 grupos de 4 times.
Classificam-se campeões e vice-campeões de cada grupo, além dos dois 3º melhores colocados da classificação geral.

Equipes do mesmo grupo econômico não poderão se enfrentar na FASE CLASSIFICATÓRIA. Durante o sorteio, a equipe será deslocada para o grupo imediatamente seguinte.

 

GRUPO A

GRUPO B

1- SBT 1- GAZETA ESPORTIVA
2- UOLANCE 2-VOZ DO ESPORTE
3- ESPN 3- ARFOC
4- BAND RÁDIOS 4- GLOBO/CBN

 

GRUPO C

GRUPO D

1- GLOBOESPORTE 1- ESTADÃO
2- FOX SPORTS 2- EXPRESSO ABC
3- RÁDIO PRADO 3- AGORA/FOLHA
4- ASSESSORIA 4- TV GAZETA

 

GRUPO E

GRUPO F

1- ESPORTE INTERATIVO 1- REDE CONTÍNUA
2- RÁDIO CORINGÃO 2- TRANSAMÉRICA
3- TV GLOBO 3- TIME DO BOSQUE
4- VEJA 4- TV CULTURA

 

GRUPO G

GRUPO FEMININO

1- FUTPRESS 1- ESPN
2- VALOR ECONÔMICO 2- GLOBOLEIRAS
3- FPF 3- CATADÃO
4- FUTEBOL & RESENHA

 

 

FASE OITAVAS DE FINAL

16 equipes divididas em 8 grupos de 2 times.
Classificam-se os vencedores dos jogos de cada grupo.

Para o sorteio dos confrontos das OITAVAS DE FINAL, as 8 (oito) equipes de melhor campanha geral da FASE CLASSIFICATÓRIA serão colocadas no Pote 1 e as outras 8 (oito) equipes no Pote 2. Para as QUARTAS e SEMIFINAL, não haverá a separação de cabeças de chaves.

 

OF 1

SORTEIO X

SORTEIO

OF 2

SORTEIO X

SORTEIO

OF 3

SORTEIO X

SORTEIO

OF 4

SORTEIO X

SORTEIO

OF 5

SORTEIO X

SORTEIO

OF 6

SORTEIO X

SORTEIO

OF 7

SORTEIO X

SORTEIO

OF 8

SORTEIO X

SORTEIO

 

FASE QUARTAS DE FINAL

8 equipes divididas em 4 grupos de 2 times.
Os confrontos serão definidos através de SORTEIO.
Classificam-se os vencedores dos jogos de cada grupo.

GRUPO QF-1

GRUPO QF-2

1- SORTEIO

1- SORTEIO

2- SORTEIO

2- SORTEIO

 

GRUPO QF-3

GRUPO QF-4

1- SORTEIO

1- SORTEIO

2- SORTEIO

2- SORTEIO

 

FASE SEMIFINAL

4 equipes divididas em 2 grupos de 2 times.
Os confrontos serão definidos através de SORTEIO.
Os perdedores dos jogos disputam o 3º lugar.
Os vencedores dos jogos decidem o título.

GRUPO SF-1 GRUPO SF-2
1- SORTEIO 1- SORTEIO
2- SORTEIO 2- SORTEIO

 

DISPUTA DO 3º LUGAR

Os perdedores da Semifinal disputam, em jogo único, o 3º lugar da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018

                     PERDEDOR DO JOGO

SEMIFINAL 1

 

X

 

PERDEDOR DO JOGO

SEMIFINAL 2

 

 

DECISÃO DO TÍTULO

Os vencedores da Semifinal decidem, em jogo único, o título da SANTANDER LIGA IMPRENSA ACEESP 2018

 VENCEDOR DO JOGO

SEMIFINAL 1

 

X

 

VENCEDOR DO JOGO

SEMIFINAL 2