ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

A VOZ DO ASSOCIADO

 

 

 

Por Mário Marinho.

 

Este é um espaço para o associado se manifestar e expor as suas idéias. Envie seu texto através do email [email protected].

Por que participar?

Foi ainda no século passado que eu tomei conhecimento da Aceesp. Estava em São Paulo, vindo das Minas Gerais, fazia uns três anos. Naquela época (era repórter do Jornal da Tarde), com a carteira funcional eu entrava nos estádios. Nem precisava ser associado. Imagino o quanto lutaram o presidente e diretores da Aceesp naquele começo da década de 1970 para a Federação Paulista de Futebol passasse não só a reconhecer, mas como também a exigir o credenciamento feito para os associados.

Uns 10 anos depois, eu fui eleito presidente da Aceesp. Durante minha campanha eleitoral e também durante o meu mandato as perguntas que mais ouvi foram exatamente estas: “Por que ser sócio? Qual a vantagem”.

A vantagem, a eterna preocupação com a vantagem.

Em minha opinião, ligar-se à sua associação classista não traz vantagens, mas direitos.
Sempre é bom lembrar que todo direito está ligado a um dever. No caso do associado da Aceesp, o dever é participar: estar presentes nas reuniões, nas festas, nos encontros, nas eleições etc.

Muitas vezes, o associado se confunde e cobra da Aceesp funções que cabem – até mesmo por força da lei – ao sindicato. Como no caso, por exemplo, da proteção do nosso trabalho, da invasão de mercado e até mesmo da exigência do diploma. Somente o Sindicato dos Jornalistas tem força legal para representar a classe junto ao Ministério do Trabalho. A Aceesp pode – e deve – cobrar ação do sindicato. E até ajudá-lo no que puder.
À nossa associação cabe amparar os profissionais naquilo que temos de mais específico. Por exemplo: condições de trabalho.

Não se pode esperar que o Sindicato vá procurar saber se cada setor da nossa profissão tem as devidas condições de trabalho. Se o repórter que cobre polícia tem sua sala de Imprensa; o repórter político; o repórter que cobre economia etc.

Esse papel cabe às associações.

Faltam cabines de Imprensa em determinado estádio? Falta segurança ao repórter? Aí é missão para a Aceesp.
Da mesma forma, é também dever da entidade – além de seu caráter associativo – procurar dar ferramentas de trabalho ao jornalista: palestras com técnicos, especialistas, jogadores, dirigentes – tudo aquilo que somar qualidade ao desempenho do trabalho do profissional.

Mas para que a Aceesp possa exigir, possa levar profissionais de expressão em sua sede é preciso que ela tenha força. E só o associado pode dar essa força.

Como? Com sua participação.