ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

ACEB REFERENDA SUSPENSÃO DE CRONISTA QUE AMEAÇOU COLEGA NO PARANÁ

ACEESP alerta que todos seus sócios atentem para o cumprimento das normas de conduta ética e profissional exigidas nas áreas destinadas ao trabalho da imprensa dentro e fora dos estádios em todo o País

A ACEB vem a público se manifestar sobre o fato ocorrido na Arena da Baixada, em Curitiba, nesta quarta-feira, 17 de setembro, após o jogo Athletico x Flamengo pela Copa do Brasil.

Em pleno exercício de sua atividade profissional, o associado ACERJ, Guilherme Pinheiro, foi ameaçado pelo associado da ACEP, Thiago José Lucca.

Antes de qualquer passo, como manda o bom jornalismo, os fatos foram apurados. A ACEB manteve contatos com as duas associações envolvidas no caso e o exagero foi constatado. Por isso endossamos as decisões, expressadas em notas oficiais, de nossas filiadas ACEP.PR e ACERJ.

Desrespeito e ameaça, atos repudiados em quaisquer circunstâncias pela ACEB e por suas associadas, foram combatidos exemplarmente pela ACEP, que aplicou punição ao seu credenciado.

Ainda que já deva fazer parte da conduta de cada cidadão, compete às associações orientar sobre regras de comportamento.

A ACEB espera que respeito e bom senso prevaleçam para que episódios como esse não voltem a se repetir.

A Diretoria.

Leia as notas oficiais das associações de cronistas esportivos do Paraná e do Rio de Janeiro.

NOTA ACEP.PR

ATO DA PRESIDÊNCIA: Nº 01/2022 18/08/2022

GREYSON MARCEL ASSUNÇÃO, Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Entidade nos artigos 17º, 18º, 19º, 20º, 21º e 22º,

R E S O L V E:

Art. 1º – Suspender preventivamente o Sócio Efetivo, Sr. Thiago José Lucca, matrícula 100, pelo período de 120 dias. Devido aos acontecimentos na partida entre Athletico x Flamengo, no dia 17/08/2022, na Arena da Baixada.

Art. 2º – De acordo com o estatuto social da entidade o associado suspenso tem 10 dias corridos para apresentar a sua defesa.

GREYSON MARCEL ASSUNÇÃO

Presidente

NOTA ACERJ

A Diretoria da ACERJ reuniu nesta quinta, 18 de agosto, sua Comissão de Ética para analisar um fato ocorrido na Arena da Baixada, em Curitiba, após o jogo Athletico x Flamengo pela Copa do Brasil.

O associado ACERJ Guilherme Pinheiro foi questionado, em pleno exercício de sua atividade, de modo não convencional, hostil até, pelo associado ACEP-PR Thiago José Lucca em razão de seu relato emocionado e eufórico ao seu público (o Canal de You Tube “Flazoeiro”) diante da vitória do Flamengo.

Ora, relatos eivados de emoção são a tônica das transmissões esportivas, no rádio, na TV e, agora, nas novas mídias como canais de You Tube e Web rádios. Em nenhum momento houve desrespeito ou ofensa do cronista Guilherme aos demais colegas na tribuna de imprensa ou mesmo ao Clube Athletico Paranaense. Ao contrário, ele foi desacatado e ameaçado, mas manteve uma postura de não-reação, até tentando se defender de acusações inverídicas.

Em vista dos fatos registrados, a ACERJ manifesta seu posicionamento de desagravo ao associado Guilherme Pinheiro e aplaude a decisão de sua coirmã ACEP.PR de se desculpar com nosso associado e aplicar medidas cabíveis ao infrator.

Reafirmamos, aqui e diante da crônica esportiva, nossos propósitos de convivência harmoniosa entre os cronistas esportivos em busca da melhor informação e melhor análise que possa ser levada ao público amante do futebol.

Diretoria da ACERJ