ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

ACEESP APOIA ACEB EM AÇÃO PARA AJUSTES NO PROTOCOLO DE IMPRENSA DA CBF

Com o apoio da ACEESP e das demais associações estaduais de cronistas esportivos filiadas à ACEB, a diretoria da entidade nacional entregou ontem (31/8) uma série de propostas para alterar pontos importantes no protocolo de imprensa adotado nos jogos dos torneios nacionais organizados pela CBF.

O presidente Erick Castelhero, o vice Rogério Amaral, e os diretores Greyson Assunção e Eraldo Leite foram recebidos na sede da CBF, no Rio, pelo novo diretor de Comunicação da entidade, Rodrigo Paiva e seu assessor Sérgio Rangel. Na pauta de propostas entregues pela ACEB destacam-se o controle do credenciamento por parte das associações estaduais e, sobretudo, o quantitativo de repórteres de campo em jogos organizados pela CBF em todo o território nacional. O número permitido hoje está limitado a
12 repórteres por partida – uma norma que havia sido fixada há mais de dois anos, diante do cenário de restrições sanitárias impostas pela pandemia, situação hoje já superada em todos os setores de atividade.


Veja na nota a seguir, assinada pela direção da ACEB, todos os detalhes do encontro e das propostas apresentadas a Rodrigo Paiva.

Rogério Amaral, Greyson Assunção, Rodrigo Paiva, Erick Castelhero, Eraldo Leite e Sérgio Rangel
(Foto Leandro Lopes/CBF)

A Diretoria da ACEB esteve reunida esta tarde, terça-feira (30 de agosto), na sede da CBF com o novo Diretor de Comunicação da entidade, Rodrigo Paiva. Na pauta diversos assuntos relevantes e urgentes sobre credenciamento e protocolo de imprensa.

O presidente da ACEB, Erick Castelhero, acompanhado do vice-presidente Rogério Amaral, do diretor de Credenciamento Greyson Assunção e do diretor financeiro Eraldo Leite levou uma lista de sugestões e reivindicações. Rodrigo Paiva, demonstrando saber claramente como tratar cada assunto, falou sobre o real interesse da CBF de resolver os problemas relativos à imprensa em conjunto com as associações de cronistas esportivos. E trouxe para a reunião seu novo colaborador na diretoria de comunicação, o jornalista Sérgio Rangel.

Entre os temas mais urgentes está o processo de credenciamento, visto que o atual sistema eletrônico da CBF se mostra obsoleto. Rodrigo Paiva convocou até mesmo o responsável pela TI, Thiago Neves, para tomar ciência das falhas que são registradas semanalmente pelas associações de cronistas. Profissionais que trocaram de veículo e não estão cadastrados na nova empresa; falta de atualização de veículos com o respectivo CNPJ; erros nos números das credenciais de muitos profissionais; veículos que já não cobrem futebol e até os que não existem mais, mas continuam figurando no sistema da CBF; enfim… uma série de falhas no banco de dados, que precisa ser corrigida. Rodrigo Paiva identificou a necessidade de um recadastramento geral para a próxima temporada.

A aprovação ou reprovação de um credenciamento, de veículo ou profissional, deve passar também pela avaliação das associações de cronistas, que estão mais próximas deles e conhecem melhor cada caso.

Em última análise, ACEB e Associações Estaduais de Cronistas Esportivos se colocaram à disposição para colaborar com a CBF no filtro de credenciados (aprovação ou reprovação), levando-se em consideração critérios já adotados em cada Estado, como: inscrição do quadro de sócios, obedecendo aos critérios legais, assiduidade na cobertura dos clubes em treinos, viagens e jogos dos diferentes níveis de importância. O objetivo é minimizar injustiça de colocar quem nunca acompanha o time para trabalhar em um jogo importante, deixando de fora quem frequentemente faz a cobertura. As solicitações de credenciamento devem ser finalizadas com 48 horas de antecedência de cada jogo. A aprovação ou negativa de credenciamento de cada pedido deve ser comunicada ao solicitante imediatamente após a definição da lista.

Também foi abordada a questão do contingente de profissionais credenciados para cada jogo, que tinha sido drasticamente reduzida na época do auge da pandemia e não se justifica permanecer assim. O número de 12 repórteres no gramado, como reza o atual protocolo é insuficiente para atender a demanda, pois, além das emissoras locais, é necessário espaço para repórteres de times visitantes. A situação se agrava em clássicos. Foi solicitado voltar ao número de 40 repórteres de campo (2 por veículo). A indicação de quem vai ao campo deve passar pelas associações de cronistas que conhecem a frequência e assiduidade de cada veículo e cada profissional.

Também foi colocada em pauta a liberação de entrevistas no pré-jogo nas zonas mistas (em alguns estados funciona, em outros não). Foi reforçada a necessidade de os profissionais apresentarem suas credenciais das respectivas Associações (estaduais, quando trabalhando em seu Estado, nacionais quando em viagem a outro Estado), além de ter o nome aprovado na lista da CBF.

Ao final da reunião, de mais de duas horas de duração, o presidente da ACEB comentou: “Levamos à CBF questões que precisam ser aprimoradas no atendimento aos cronistas esportivos. A CBF, através de seu diretor de comunicação, Rodrigo Paiva, foi receptiva às solicitações e se prontificou a fazer ajustes no protocolo”. Rodrigo Paiva disse à comitiva da ACEB: “Vamos resolver os problemas com bom senso e a colaboração das partes envolvidas”.