ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Aceesp apoia: Ministério Público de São Paulo lança campanha por eleições sem corrupção

Ministério Público de São Paulo lança campanha por eleições sem corrupção

Com o mote “No jogo da eleição, você também apita”, ação multiplataforma criada pela VML conta com a participação do comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho

Em outubro, os eleitores brasileiros vão eleger seus representantes políticos pelos próximos quatro anos. Terão a responsabilidade de influir no futuro do país, escolhendo o novo presidente da República, senadores, governadores e deputados estaduais e federais. Com o propósito de ampliar o conhecimento da população sobre a importância da sua participação neste processo, o Ministério Público de São Paulo lança campanha multiplataforma explicando as normas eleitorais, com uma linguagem simples e bem-humorada.

Financiamento de campanhas, compra de votos, uso do poder público durante a campanha eleitoral, cobertura da imprensa e publicidade estão entre os diferentes temas abordados. De acordo com o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, “informação é uma arma fundamental para que o eleitor tenha melhores condições de exercer o seu direito de voto, fortalecendo a democracia brasileira”.

A comunicação multiplataforma, assinada pela VML, agência pro bono do MPSP desde 2013, estabelece um paralelo com o universo do futebol, grande paixão nacional. A começar pela série de spots de rádio, na qual algumas das normas eleitorais são apontadas pelo comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, autor do bordão “a regra é clara” e primeiro árbitro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo –  ver spots aquiaqui e aqui.A campanha também contempla uma cartilha com as “regras” das eleições e ativações nas redes sociais do MPSP (Facebook e Twitter)

Os spots produzidos pela produtora de som Coletiva, que também apoia a iniciativa, simulam a narração e um jogo e apresentam, pela voz do jovem narrador esportivo Pedro Martelli, diversos cenários para a população ficar de olho. Com utilização prevista em diferentes plataformas, eles reforçam que o MPSP está convocando a população para garantir uma disputa sem corrupção.

Para ampliar o conhecimento sobre as leis, também foi criada a cartilha “A Regra é Clara” – escrita por promotores de Justiça especializados no tema. A publicação explica de uma maneira acessível grande parte da legislação eleitoral. De acordo com as promotoras de Justiça Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Aline Zavaglia, assessoras eleitorais da Procuradoria-Geral de Justiça, o objetivo é chamar a atenção de todos os cidadãos sobre o certo e o errado nas eleições e, assim, garantir que todos conheçam as regras deste jogo.

“A grande maioria dos brasileiros, homens e mulheres de todas as idades, é familiarizada com as regras do futebol. Ao se apropriar da linguagem do esporte, a campanha propõe que o mesmo aconteça com as normas eleitorais, pois como sabemos, quanto mais informados os eleitores, melhor suas decisões”, acrescenta Fernando Taralli, presidente da VML.

A criação é de Leonardo Ferreira, João Pedro Queiroz, com direção de Criação de Wellington Ferreira. A produção dos áudios é da Coletiva Produtora.

FICHA TÉCNICA

Cliente: Ministério Público de São Paulo

Título: “A Regra é Clara”

Agência: VML

Dir. Criação: Wellington Ferreira

Criação: Leonardo Ferreira, João Pedro Queiroz

Atendimento: Fabio Meneghati, Gê Rocha

Operações: Fabio Imparato, Talita Beverari

Planejamento: Sumara Osório, Murilo Cepellos

Mídia: Camila Costa, Leonardo Silva

RTVC: Ana Assis, Amanda Lavenère

Produtora de áudio: Coletiva Produtora

Produtor: Ignacio Sodré

Atendimento: Luciana Meula

Locutor: Arnaldo Cezar Coelho, Pedro Martelli

Aprovação Cliente: Gianpaolo Smanio, Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves, Marília Taufic e Claudio Augusto

Núcleo de Comunicação Social – [email protected]

Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)

Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9039 / 9040/ 9032/9095

Cartilha: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/cartilhaeleitoral.pdf

Spots: https://we.tl/t-lWTwWTOqE6

Vídeos: https://we.tl/t-MPuSPj8Vgi