ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

ACEESP de cara nova!

Novo logotipo marca projeto de modernização da Associação dos Cronistas Esportivos de SP

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) passa a adotar, a partir desta sexta-feira (10 de junho), uma nova identidade visual. A mudança, mais visível no novo logotipo da entidade, faz parte de um amplo projeto de modernização empreendido pela nova gestão da associação, cuja diretoria é presidida pelo jornalista Nélson Nunes. Desde que assumiu a direção da ACEESP, em 25 de março, a nova equipe de gestão tem trabalhado em ações que visam um reposicionamento da marca, sem, no entanto, distanciar a entidade de seu histórico de representatividade na imprensa brasileira.

Mudar, sem perder a essência, foi a máxima que orientou todo o trabalho de criação do designer gráfico Cláudio Duarte na concepção da nova identidade da ACEESP. “Procurei manter o padrão de cores em tom azul e a forma geométrica do círculo, que já caracterizavam o logotipo antigo”, explica o artista. Unindo os conceitos de história e modernidade, Cláudio chegou ao design final fundindo as imagens de um microfone e de um satélite de comunicação. “Em tempos de comunicação globalizada, a ideia era fazer essa ponte entre o passado e o presente”, resume.

Historicamente, o logotipo da ACEESP passou por uma evolução visual sempre acompanhando as tendências da época. Inicialmente usando apenas o lettering com o nome da entidade, o logo assumiu nos anos 1980 a forma geométrica circular, com um mapa de São Paulo estilizado em seu interior – imagem que perdurava até hoje.

A nova identidade visual, aprovada em maio pela diretoria, entra em vigor hoje, significando muito mais do que uma mera alteração de logotipia. Ela é, na prática, o ponto de partida para uma série de ações que têm como meta a melhoria na comunicação da ACEESP com seus associados e com o mercado e também uma adequação ao tempo de transformação vivido por todos os meios e plataformas de comunicação.