ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
Dando sequência ao propósito de intensificar a luta da ACEESP para a retomada do acesso dos cronistas esportivos à cobertura dos treinos dos clubes da Série A do futebol de São Paulo, o presidente da entidade, jornalista Nelson Nunes, reuniu-se na manhã desta terça-feira (6/2) com o novo presidente do Corinthians, Augusto Pereira de Melo. O encontro, realizado na sede social do clube, no Parque São Jorge, contou também com a presença da assessora de imprensa da ACEESP, Ana Marina Maioli, e o associado Iório Neto, um dos mais tradicionais jornalistas que fazem a cobertura diária das atividades esportivas do Corinthians.
Mesmo num dia de muito trabalho na busca por um novo treinador, o presidente corintiano abriu espaço na agenda para receber a comitiva da ACEESP e reiterou sua intenção de reduzir as limitações adotadas nos últimos três anos, ampliando assim, cada dia mais, a livre presença dos jornalistas no dia a dia do clube – uma de suas promessas de campanha. Augusto se comprometeu a levar adiante, internamente, medidas que possam rever as normas hoje em vigor. Ele lembrou que o Corinthians, sob sua gestão, foi o primeiro clube grande do Estado a promover um treino aberto, inclusive com a presença de torcida, que teve livre acesso dos jornalistas ao Parque São Jorge, com direito inclusive a entrevista coletiva no auditório do teatro da sede social do clube.
No encontro, Nelson Nunes entregou ao presidente do Corinthians um ofício em que ACEESP e ACEB, de maneira conjunta, defendem a retomada da cobertura dos treinamentos como acontecia antes do período da pandemia. O documento, assinado pelos presidentes das duas entidades de classe, assinala que o atual modelo de trabalho adotado pelos clubes tem, como grave consequência, o fechamento de vários postos de trabalho nos veículos de comunicação, com óbvia elevação das taxas de desemprego da categoria. A nota reforça ainda que a imprensa é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do futebol e dos clubes no Brasil (confira a íntegra do texto na ilustração) e não pode ser ignorada na construção do produto futebol.
A direção da ACEESP levará o mesmo pleito a todos os demais clubes da Série A do Paulistão, a despeito de a proibição ainda estar vigente somente em pequena parcela deles. A luta da entidade é para que as restrições ao livre exercício do trabalho caiam em 100% dos clubes.
Leia na íntegra o ofício