ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

ACEESP REÚNE JORNALISTAS PARA CURSO DE ARBITRAGEM NO MUSEU DO FUTEBOL

Mão na bola ou bola na mão? Impedimento ou gol legal? Falta para cartão amarelo ou cartão vermelho? As velhas polêmicas do futebol comprovam que “a regra não é bem clara assim” e a melhor forma de tirar essas dúvidas e conhecer melhor os segredos da arbitragem. E essa oportunidade foi dada na manhã desta sexta-feira aos associados/credenciados da ACEESP que participam do curso de atualização de regras e aplicação do uso do VAR ministrado pelo instrutor de arbitragem e comentarista dos Canais Globo, Sálvio Spínola Fagundes Filho, no auditório do Museu do Futebol.

O evento, oferecido gratuitamente pela ACEESP, contou com a presença de 40 cronistas inscritos previamente e com dezenas de frequentadores do Museu do Futebol, que tiveram livre acesso ao local da aula.

O curso é uma realização da ACEESP em parceria com o Museu do Futebol, que cedeu o auditório Armando Nogueira e toda a infra-estrutura operacional (incluindo telão para exibição de vídeos didáticos) para o desenvolvimento da aula.

De uma forma bem didática, Sálvio apresentou um panorama geral pela história, origem e aplicação das 17 regras do futebol, com foco específico nas normativas de atualizações que estarão vigentes a partir do Mundial do Catar. Obviamente, um dos capítulos mais importantes do conteúdo a ser explorado foi referente à tecnologia do VAR, o chamado “árbitro de vídeo”, que terá novidades importantes sobretudo em relação à linha do impedimento e os lances de bola na mão.

“O curso é uma ferramenta essencial para os jornalistas que vão cobrir os jogos da Copa, aqui ou ao vivo no Catar. Algumas das atualizações da Fifa só foram divulgadas no mês passado e pouca gente tem conhecimento delas”, ressaltou Sálvio. Para ilustrar a aula, ele mostrou diversos vídeos utilizados em treinamentos dos árbitros convocados pela Fifa para atuar na Copa. “Os vídeos são os mesmos utilizados nos testes aplicados a todos os árbitros e assistentes que vão trabalhar no Mundial”, completa.

Todos os participantes inscritos receberam certificado de conclusão do curso e ganharam acesso digital a um livro ilustrado de regras comentadas e editado pela própria Fifa.

O jornalista Nelson Nunes, presidente da ACEESP destacou o grande número de inscritos e ressaltou a importância da presença de quatro ex-presidentes da entidade (Lucas Neto, Mario Marinho, Luiz Ademar e Erick Castelhero), bem como do presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), Bruno Moura.

Galeria de fotos: