ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
Dando sequência a luta para a retomada da permissão de acesso dos cronistas esportivos à cobertura dos treinos dos clubes da Série A do futebol de São Paulo, o presidente da ACEESP, jornalista Nelson Nunes, reuniu-se na manhã desta terça-feira (27/2) com o vice-presidente eleito do Santos FC, Fernando Bonavides. O encontro, realizado nas dependências do Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, contou também com a presença da assessora de imprensa da ACEESP, Ana Marina Maioli, e o diretor regional da entidade para a Baixada, Vágner Frederico. Pelo Santos, também participaram da reunião o Diretor Financeiro, Norberto Gonçalves, o Gerente de Comunicação, jornalista Márcio Calves e o Coordenador de Comunicação Institucional, André Mendes. O presidente Marcelo Teixeira, que estava confirmado na reunião, precisou participar de um encontro dos dirigentes de clubes em São Paulo no mesmo horário.
A resposta dos dirigentes santistas ao pedido da ACEESP foi rápida e absolutamente favorável. Menos de uma hora depois do encontro, a direção do clube informou aos representantes da ACEESP que o treino de amanhã (quarta-feira, 28/2) será aberto aos jornalistas que cobrem o dia a dia do clube. Pra participar da cobertura os interessados devem seguir protocolo estabelecido pelo clube, que prevê pedido prévio de credenciamento junto ao Departamento de Comunicação do Santos FC.
Mesmo sendo uma liberação pontual, específica do treino de amanhã, o presidente da ACEESP considerou o fato como um significativo avanço nessa luta da entidade. “Antes de mais nada é preciso reconhecer que o Santos tem sido, entre os grandes clubes do futebol paulista, o que mais tem aberto os treinos regulares da equipe profissional para a cobertura da Imprensa. A forma respeitosa e gentil como a diretoria recebeu o pedido que encaminhamos hoje, e a decisão de determinar treino aberto já no dia seguinte, confirmam essa tradição do clube santista e sinaliza para um cenário positivo, no qual acreditamos que essa postura possa se repetir com maior frequência e virar modelo para os outros clubes”, ressaltou Nelson Nunes.
Fernando Bonavides, por sua vez, reiterou o compromisso do Santos de estudar a implementação de uma política de aberturas graduais dos treinamentos, a depender de entendimentos com a comissão técnica liderada pelo técnico Fábio Carille. “Vamos discutir o assunto internamente e tentar criar um protocolo que atenda os interesses de ambas as partes”, afirmou. Em toda a conversa, os dirigentes do Santos deixaram claro que respeitam o trabalho da imprensa e procuram melhorar as relações de trabalho para a cobertura jornalística do dia a dia do clube.
No encontro, Nelson Nunes entregou ao vice-presidente do Santos e ao assessor da presidência, um ofício em que ACEESP e ACEB, de maneira conjunta, defendem a retomada da cobertura dos treinamentos como acontecia antes do período da pandemia. O documento, assinado pelos presidentes das duas entidades de classe, assinala que o atual modelo de trabalho adotado pelos clubes tem, como grave consequência, o fechamento de vários postos de trabalho nos veículos de comunicação, com óbvia elevação das taxas de desemprego da categoria. A nota reforça ainda que a imprensa é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do futebol e dos clubes no Brasil e não pode ser ignorada na construção do produto futebol.
A direção da ACEESP levará o mesmo pleito a todos os demais clubes da Série A do Paulistão, a despeito de a proibição ainda estar vigente somente em pequena parcela deles. A luta da entidade é para que as restrições ao livre exercício do trabalho zerem em 100% dos clubes.
Além do encontro com a diretoria do Santos, representantes da ACEESP também vistoriaram as áreas de imprensa da Vila Belmiro