ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

CBF ATENDE SOLICITAÇÃO DA ACEB E DUPLICA QUANTITATIVO DE REPÓRTERES EM CAMPO

A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) obteve resposta imediata e positiva da Confederação Brasileira de Futebol. Um dia após reunião entre as duas diretorias, a CBF atendeu a principal reivindicação dos jornalistas e incluiu na Diretriz Técnica Operacional de Competições 2022 o aumento de 12 para 24 repórteres no gramado.

“É um sinal de que a CBF está atenta às melhorias necessárias para o trabalho dos jornalistas. Agradecemos ao presidente Ednaldo Rodrigues e ao diretor de comunicação Rodrigo Paiva pela decisão rápida à nossa principal solicitação, e ficamos na expectativa para que os outros pedidos também sejam atendidos”, comentou Erick Castelhero, presidente da ACEB.

A reunião ocorreu nesta terça-feira (30 de agosto), na sede da CBF. Erick Castelhero, o vice-presidente Rogério Amaral, o diretor de credenciamento Greyson Assunção e o diretor financeiro Eraldo Leite formaram a comitiva da ACEB que foi recebida por Rodrigo Paiva e Sérgio Rangel.

Além do quantitativo de repórteres no gramado, a pauta elaborada em conjunto com as Associações de Cronistas Esportivos Estaduais passou por outros assuntos relevantes e urgentes sobre credenciamento e protocolo de imprensa.

O processo de credenciamento da CBF foi debatido. Rodrigo Paiva convocou até mesmo o responsável pela TI para tomar ciência das falhas que são registradas semanalmente. Profissionais que trocaram de veículo e não estão cadastrados na nova empresa; falta de atualização de veículos com o respectivo CNPJ; erros nos números das credenciais de muitos profissionais; veículos que já não cobrem futebol e até os que não existem mais, mas continuam figurando no sistema da CBF. Rodrigo Paiva identificou a necessidade de um recadastramento geral para a próxima temporada.

A aprovação ou reprovação de um credenciamento, de veículo ou profissional, deve passar também pela avaliação das Associações de Cronistas, que estão mais próximas deles e conhecem melhor cada caso.

Em última análise, ACEB e Associações Estaduais se colocaram à disposição para colaborar com a CBF no filtro de credenciados (aprovação e reprovação), levando-se em consideração critérios já adotados em cada Estado, como: inscrição do quadro de sócios, obedecendo aos critérios legais, assiduidade na cobertura dos clubes em treinos, viagens e jogos dos diferentes níveis de importância. O objetivo é minimizar injustiça de colocar quem nunca acompanha o time para trabalhar em um jogo importante ou decisivo, deixando de fora quem frequentemente faz a cobertura. A solicitação de credenciamento continua sendo via site da CBF. As solicitações do credenciamento devem ser finalizadas com 48 horas de antecedência de cada jogo. Aprovação ou reprovação devem ser comunicadas aos solicitantes imediatamente após as definições das listas.

Também foi colocada na pauta a liberação de entrevistas em pré-jogo nas zonas mistas (em alguns estados funciona, em outros não).

Outro assunto foi a importância de os profissionais apresentarem suas credenciais das respectivas Associações (estaduais, quando trabalhando em seu Estado, nacionais quando em viagem a outro Estado), além de ter o nome aprovado na lista da CBF.

Rodrigo Paiva demonstrou todo interesse da CBF em resolver os problemas.