ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
A Diretoria de Competições da CBF publicou o Regulamento Geral de Competições (RGC) e a Diretriz Técnica para as competições organizadas pela CBF ao longo da temporada de 2025.
O primeiro documento estabelece as regras e normas gerais das competições organizadas pela CBF. Além do RGC, cada competição tem o seu Regulamento Específico (REC).
O segundo documento, por sua vez, apresenta as diretrizes de arbitragem, médica e do protocolo de concussão. Esta última diretriz, inclusive, será adotada em todas as competições do futebol brasileiro. A CBF é pioneira na aplicação do protocolo de concussão no mundo.
Entre as mudanças para este ano, está a criação do protocolo Não é Não, para o combate ao assédio no futebol brasileiro, e a disponibilização de um canal de denúncias de manipulação, garantindo o anonimato e confidencialidade para qualquer denunciante.
Para aumentar o tempo de bola rolando, outra novidade é o maior rigor na conduta dos gandulas, cuja função é garantir a reposição rápida e eficaz da bola em jogo, sem interferir nas estratégias das equipes. Qualquer comportamento inadequado ou irregular dos gandulas poderá ser passível das punições previstas no RGC.
Além disso, como regra geral, os atletas poderão atuar em duas equipes em uma mesma competição, desde que a possibilidade de transferência conste no respectivo Regulamento Específico da competição. A medida busca permitir o amplo exercício da profissão pelos atletas e, ao mesmo tempo, assegurar a integridade das competições.
O RGC 2025 foi enviado pela Diretoria de Competições da CBF às Federações Estaduais e aos Clubes do futebol brasileiro.
Anexos:
fhttps://objectstorage.sa-saopaulo-1.oraclecloud.com/n/grsa9ybqykir/b/portalcbf/o/DIRETRIZ%20T%C3%89CNICA%2025%20-%20FINAL.pdf