ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Centro de Referência do Museu do Futebol celebra quatro anos com programação especial

CRFB01

Núcleo do Museu dedicado à pesquisa e ao referenciamento de acervos oferece palestras e feira de troca de livros no dia 07 de outubro

Inaugurado em 04 de outubro de 2013, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB é responsável pelas pesquisas e gestão de acervos sobre futebol e conta com a maior biblioteca pública sobre o tema. Ele é um dos setores do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e terá uma programação especial, sábado, 07 de outubro, para celebrar seus quatro anos.

Pela manhã, a partir das 09h00, no Auditório do Museu do Futebol, ocorre a 92ª reunião do grupo de literatura e memória do futebol – o MEMOFUT. O Museu sedia as reuniões mensais do grupo de experts no futebol desde 2009. As reuniões são sempre abertas a todos os interessados e, como destaques do dia 07 de outubro, o bibliotecário do Museu, Ademir Takara, fará a retrospectiva do CRFB, seguido do bate-papo com Gustavo Santos, autor do livro “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)”, lançado em 2017.  Finalizando a manhã, será realizada, na biblioteca do Museu, das 11h45 às 13h00, uma troca de livros com o tema futebol. Cada pessoa poderá trazer até cinco livros e/ou periódicos para trocar, tanto com o CRFB, que disponibilizará títulos repetidos do seu acervo, quanto com os demais participantes.

No período da tarde, das 14h00 às 16h00, o professor e pesquisador do Instituto para Cultura e Sociedade da Universidade de Western Sydney (Austrália), Jorge Knijnik, fará a palestra “Torcidas organizadas na Austrália: diversidade cultural e discriminação”, debatida pelo filósofo e Professor Dr. em Psicologia Social Felipe Lopes, com mediação do historiador e Professor Bernardo Buarque de Hollanda. A iniciativa é apoiada pelo Laboratório de Estudos do Esporte do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – da Fundação Getúlio Vargas.

O foco de atuação de Jorge Knijnik são pesquisas que abordam os direitos humanos, a justiça social e a inclusão. Para a palestra, o autor falará da torcida do Western Sydney Wanderers F. C., o Red and Black Bloc, conhecido como “ultras” australianos. O clube, fundado há apenas cinco anos, já foi campeão da Asian Champions League (campeonato equivalente à Taça Libertadores da América). Sua torcida é única na Austrália, uma vez que a região de Western Sidney é a que tem maior diversidade cultural no país, com mais de 200 nacionalidades convivendo no local. O futebol é o ponto em comum para essas comunidades.

Sobre o Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB :

O Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) é o setor do Museu do Futebol responsável por pesquisar e documentar diferentes expressões do futebol no Brasil, com vistas à constituição do acervo do Museu. O CRFB possui equipe dedicada à pesquisa, à documentação e à gestão de uma biblioteca e midiateca. Esta possui um dos maiores acervos de livros e periódicos, além de coleção de filmes, documentários, catálogos e obras de referência sobre o tema.

Inaugurado em outubro de 2013, o CRFB começou a ser idealizado desde a concepção do Museu do Futebol. Sua implantação foi iniciada em 2011 e contou com recursos da FINEP – Agência Brasileira de Inovação e parceria com o Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (LabNAU/USP).

O CRFB desenvolve pesquisas, estabelece parcerias com museus, memoriais, centros e grupos de pesquisas em universidades, promove palestras, seminários e encontros com o objetivo de contribuir com a troca, ampliação e divulgação de conhecimentos sobre futebol. Realiza a digitalização de fotos e documentos e contribui para a preservação de coleções sobre futebol.

PROGRAMAÇÃO: 07/10 – Sábado

Ação: 92º Reunião do MEMOFUT – Grupo de literatura e memória do futebol

Horário: 9h às 11h30

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)

Descrição: O Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol – abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre o futebol. Os encontros acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Os participantes podem trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol. Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Programa do Memofut 07/10:

09h00: Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho, coordenador do grupo

09h15: “Retrospectiva dos quatro anos do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol”, com Ademir Takara, bibliotecário do Museu do Futebol

09h30: “Algumas histórias de árbitros e outras questões”, com Gustavo Carvalho

11h00: Bate-papo bola com Gustavo Santos, autor do livro “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)” (Editora Multifoco, 2017). A obra estará à venda no local.

Ação: Troca de livros na Biblioteca do Museu do Futebol

Horário:11h45 às 13h00

Local: Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro – 2º andar do Museu do Futebol

Descrição: Cada participante poderá trazer até cinco livros ou revistas relacionadas ao tema futebol para troca. Entrada pela bilheteria do Museu do Futebol. É necessário percorrer a exposição principal até o segundo andar.

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Ação: Palestra “Torcidas organizadas na Austrália: diversidade cultural e discriminação”, de Jorge Knijnik

Horário: 14h00 às 16h00

Local: Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro – 2º andar do Museu do Futebol

Descrição: Jorge Knijnik, professor e pesquisador do Instituto para Cultura e Sociedade da Universidade de Western Sydney (Austrália), atua em pesquisas que abordam os direitos humanos, a justiça social e a inclusão. O tema da palestra será a torcida do Western Sydney Wanderers F. C., o Red and Black Bloc, conhecido como “ultras” australianos. O clube, fundado há apenas cinco anos, já foi campeão da Asian Champions League (campeonato equivalente à Taça Libertadores da América) e sua torcida é formada por 200 nacionalidades. Debatedor: Prof. Felipe Lopes e mediador: Prof. Bernardo Buarque de Hollanda.

A iniciativa é apoiada pelo Laboratório de Estudos do Esporte do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – da Fundação Getúlio Vargas.

Evento gratuito, lotação máxima 20 lugares, inscrições pelo e-mail [email protected].

Links para acesso a textos do palestrante Jorge Knijnik:

https://historiadoesporte.wordpress.com/2013/11/15/western-sydney-wanderers-fc-o-novo-clube-mais-antigo-no-futebol-australiano/

http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17430437.2017.1300394

http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1012690216665356?papetoc=

Programação sujeita a alterações. Quando há jogos no Estádio do Pacaembu, o horário de funcionamento é diferenciado. Confira o site do Museu: www.museudofutebol.org.br

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a sexta-feira: 9h00 às 16h00 (permanência até às 17h00)

Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00).

Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.

Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura:www.estadodacultura.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Museu do Futebol – Comunicação

Mônica Saraiva

11 3664-3848 Ramal 77 |[email protected]

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub 11 3339-8162 |[email protected]

Gabriela Carvalho 11 3339-8070 | [email protected]

Damaris Rota 11 3339-8308 | [email protected]

Stephanie Gomes 11 3339-8243 | [email protected]