ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

COMUNICAÇÃO VISUAL DA EXPOSIÇÃO “22 EM CAMPO” DO MUSEU DO FUTEBOL É SELECIONADA PARA BIENAL IBEROAMERICANA DE DESIGN

Projeto feito pelo designer Kiko Farkas estará presente no evento internacional, que
acontece em novembro, em Madrid.

A comunicação visual criada pelo designer Kiko Farkas para a exposição “22 em Campo”, em
cartaz no Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, foi selecionada
para a oitava edição da Bienal Iberoamericana de Design, que acontece em novembro, em
Madrid, na Espanha.
O projeto será exposto no evento internacional e estará também no catálogo impresso e virtual
da Bienal, ao lado dos principais trabalhos da América Latina, Espanha e Portugal nos últimos
anos.
A criação de Kiko para a mostra, que relaciona os 100 anos do Modernismo com o futebol e a
construção de uma identidade brasileira, foi inspirada nas bandeiraslevadas pelas torcidas aos
estádios, com colagens que misturam ícones da cultura moderna brasileira e ídolos do futebol.
Além da exposição, que está em cartaz no Museu do Futebol até janeiro, o trabalho de Kiko
Farkas pode ser visto também em uma instalação no Metrô Clínicas, que recebe as artes de 20
destas bandeiras.

SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o
Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus
mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salastemáticas, narra de forma
lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa
cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São
Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de
Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores
são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores:
Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton,
Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, ACEESP, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva,
Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada
pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.