ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Confira a programação do Museu do Futebol para a 19ª Semana Nacional de Museus

No dia 20 de maio está programado um debate aberto sobre a causa antirracista no Museu; já nos dias 18 e 22, os educadores promovem a oficina lúdica “Museu de Mim”

Organizada no mundo todo pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a 19ª Semana Nacional dos Museus será realizada de 17 a 23 de maio com a temática O futuro dos museus: recuperar e imaginar. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol integra a programação com três atividades: um debate e duas oficinas.

No dia 20 de maio, às 17h, o Museu realiza o bate-papo “Reimaginando o futuro: a causa antirracista no Museu do Futebol”. Em anos recentes, a instituição tem se colocado ao lado da luta contra o racismo, contribuindo para um futuro antirracista a partir de um conjunto de ações elaboradas pelo seu Centro de Referência, Núcleo de Programação Cultural e Exposições e pelo Núcleo Educativo. Dentre as ações, o destaque é a próxima exposição temporária prevista para inaugurar em junho e que tem como protagonista o goleiro Moacyr Barbosa, cuja carreira brilhante ficou marcada pela derrota na Copa do Mundo de 1950 e escancarou como opera o racismo na sociedade brasileira. Para discutir esse processo, a coordenadora do CRFB, Diana Mendes, conversa com a professora Lígia Ferreira, do Departamento de Letras da Unifesp.

A transmissão do debate será gratuita pelo Facebook e YouTube do Museu e não é necessário fazer inscrição prévia.

Já nos dias 18 de maio, às 10h, e 22, às 15h, é a vez do Núcleo Educativo realizar a oficina Museu de Mim, atividade lúdica e poética que tem como foco a identidade e a memória afetiva. Utilizando palavras e conceitos do universo dos museus, como museologia, curador, acervo e expografia, a ideia é criar com os participantes uma coleção que conte a trajetória de cada um, seja através de narrativas, imagens ou objetos. Uma reflexão sobre elementos que marcaram ou ainda marcam sua vida e que poderiam estar expostos em um museu para contar sua história.

Para essa atividade, há limite de público de 30 pessoas por evento e é necessária inscrição prévia pelo formulário: https://forms.gle/LwGKUQRpZiHcovfdA. O link do encontro será enviado aos inscritos.

Sobre a 19ª Semana de Museus – A Semana de Museus reúne diversas atividades em museus de todo o país com o objetivo de chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, que em 2021 é: O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. O tema que norteia cada edição é escolhido pelo ICOM para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. E só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia.  O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube