ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

CONGRESSO NACIONAL DE CRONISTAS ESPORTIVOS DEBATE TEMAS RELEVANTES EM MANAUS

Eraldo Leite, Nelson Nunes, Rogério Amaral, Benedito Lopes e Paulo Roberto Pereira


A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB – realiza, em Manaus, o VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos, para discutir os principais assuntos relativos à classe. Dezesseis associações estaduais de cronistas esportivos participam do encontro representando mais de oitenta por cento do total de profissionais da categoria em atividade no País.


O primeiro dia foi de apresentações de cada um dos presidentes das associações de cronistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Paraíba, Amapá, Tocantins e Pernambuco, a mais nova integrante da ACEB e cujo presidente, André Luís, assinou a ficha de filiação em plenário na presença de todas as demais filiadas.


Temas de alta relevância foram tratados, tais como o avanço dos canais de YouTube e a proliferação de influenciadores digitais. Encontrar uma forma de convivência entre os novos criadores de conteúdo e os jornalistas da mídia tradicional, estabelecendo um marco regulatório que não estabeleça privilégios, mas uniformidade de conduta.
Igualmente importante foi tratar do processo de credenciamento em cada estado, dando às associações a necessária relevância em relação às entidades desportivas – clubes, federações, CBF e Conmebol – pois as entidades de classe é que são verdadeiramente capazes de identificar e promover os profissionais de imprensa.
Nesta sexta-feira, o segundo dia, palestras e debates com Renè Simões (sobre as relações entre imprensa e os atores do futebol – técnicos, jogadores e dirigentes) e com Jorge Luiz Rodrigues (sobre os modelos de credenciamento em jogos das competições da Conmebol).


O Congresso se encerrará sábado com a Assembleia Geral que vai eleger a diretoria para o próximo mandato de 2 anos.