ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
VAGNER FREDERICO (*)
(*) O jornalista Vagner Frederico é diretor regional da Aceesp para o Litoral
Os profissionais da imprensa esportiva que atuam na cobertura diária do Santos comemoraram o processo de reabertura gradual dos treinos no CT Rei Pelé, prometido pela direção do clube. Nesta quarta-feira (dia 28/02), um dia depois do encontro entre o presidente da ACEESP, Nelson Nunes, e o vice-presidente santista Fernando Bonavides, na Vila Belmiro, os jornalistas tiveram acesso livre ao treinamento da equipe.
Apresentador e repórter do canal de Olho no Peixe no youtube, Fellipe Camargo ressaltou a importância da flexibilização do acesso dos cronistas ao dia a dia dos clubes. “O treino fechado é muito ruim para quem cobre o clube diariamente. Isso afasta o torcedor do time, dificulta o trabalho do jornalista em sua busca pela informação mais precisa. Enfim, é ruim para todos. Portanto, essa luta pela reabertura dos clubes por parte da ACEESP é muito importante e espero que dê o resultado esperado por todos nós”, afirmou Camargo.
Bruno Gutierrez, repórter do portal globoesporte.com, lembrou que a presença do jornalista nos treinamentos aumenta a sua capacidade crítica. “Assistir ao treino como estamos fazendo hoje (quarta-feira) aqui no Santos aumenta a nossa visão do que está sendo realizado no dia a dia do clube. Muitas vezes o treinador justifica uma decisão tomada durante uma partida com o desempenho dos seus jogadores nos treinos da semana e nós ficamos sem saber o que dizer porque normalmente não temos acesso ao que acontece dentro dos centros de treinamentos”, lembrou.
Para os profissionais prestadores de serviços independentes, os chamados freelancers, as limitações de acesso aos clubes de futebol representam ainda um enorme prejuízo financeiro. “Sou fotógrafo de futebol há mais de 25 anos e vivo da venda do material que produzo. Depois que os clubes fecharam os treinos, meu faturamento caiu mais de 50%”, contou o fotógrafo Maurício Souza. “Hoje, vivo basicamente das fotos de jogos que vendo para as agências de notícias. Se abrirem novamente os treinos, vai ser maravilhoso pra mim”, completou.
Na contramão do que acontece nos grandes clubes brasileiros depois da pandemia e do pensamento dos treinadores estrangeiros em atividade no país, o técnico santista Fábio Carille garante ser favorável à liberação gradual da imprensa nos centros de treinamentos. “Sou totalmente a favor, sim. Na minha época do Corinthians, os jornalistas assistiam aos treinos da beira do campo. Aqui no Santos quero fazer isso aos poucos”, prometeu o treinador.