ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Cronistas debatem temas relevantes em Congresso Nacional

O terceiro Congresso Nacional de Cronistas Esportivos foi revestido de pleno sucesso ao debater temas atuais do futebol brasileiro e relativos à crônica esportiva do país. O evento, promovido pela Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB – teve lugar no auditório da Associação de Cronistas Esportivos de São Paulo – Aceesp – uma das doze associações estaduais de cronistas esportivos filiadas à ACEB.

IMG_5609
O Primeiro Painel reuniu experientes jornalistas que viveram a cobertura da seleção em muitas Copas sob o tema “A SELEÇÃO NA COPA DA RÚSSIA”. Maurício Noriega (Sportv), Wanderley Nogueira (Jovem Pan), Eraldo Leite (Rádio Globo), Marluci Martins (Jornal Extra), Erick Castelhero (Gazeta Esportiva) e Flávio Prado (TV Gazeta) falaram de suas expectativas sobre o desempenho da seleção na Copa. E foram além, abordando a crise na CBF, com dirigentes e ex-dirigentes da Entidade sob investigação de organismos policiais, como o FBI e a Interpol.

IMG_5651

O Segundo Painel tratou do mais novo incremento do futebol: “O Árbitro de Vídeo: as mudanças do futebol no século XXI”. Sálvio Spínola Fagundes Filho, ex-árbitro Fifa e comentarista da ESPN comentou o tema e respondeu a dúvidas da plateia – composta por jornalistas e estudantes de comunicação.
IMG_5691
O Terceiro Painel abordou o mais novo embate da internet: “Jornalistas x Haters”. Os jornalistas Mauro César Pereira (ESPN e, Marluci Martins (Jornal Extra) contaram suas experiências de serem perseguidos nas redes sociais por exporem suas opiniões, no livre exercício do jornalismo. O advogado Paulo Marco Ferreira Lima, Coordenador do Núcleo de Combate ao Crime Cibernético do Ministério Público de SP, apresentou os caminhos a serem seguidos pelos jornalistas em casos como esses.

IMG_5792

O Quarto Painel, finalizando os temas do Congresso, foi sobre “Processos de Credenciamento.: Douglas Lunardi (Diretor de Comunicação da CBF) e Bernardo Itri (Diretor de Comunicação da Federação Paulista de Futebol), apresentaram os processos que estão sendo aplicados pelas entidades, e os presidentes das associações de cronistas mostraram problemas e propuseram soluções para os casos específicos de cada Estado, além de pedir maior flexibilidade de atuação dos repórteres de campo ao final das partidas, visto que já há demasiadas restrições antes e no intervalo dos jogos.
IMG_5604
Confira a galeria de fotos: https://www.aceesp.org.br/site/?p=7370