ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

DIRETOR DA ACEESP LANÇA LIVRO SOBRE A COPA DE 82

O Museu do Futebol recebeu a primeira de uma série de palestras que os jornalistas Celso Unzelte, diretor da Aceesp, e Gustavo de Carvalho farão sobre o livro que lançaram juntos sobre a Copa do Mundo de 1982. “82, uma Copa para sempre” resgata tudo o que se pode saber daquele Mundial disputado na Espanha e da Tragédia do Sarriá, como foi batizada a derrota da seleção brasileira para a Itália, por 3 a 2, eliminando o time de Telê Santana, considerado um dos melhores treinadores do Brasil.

O fascínio por aquela seleção dura até hoje, 40 anos depois de seu fracasso na Copa, para desespero dos jogadores e desilusão da torcida nacional. Para muitos, o tetra poderia ter sido conquistado 12 anos antes, e o Brasil já poderia ser hexa.

Nesse primeiro encontro, os autores do livro fizeram um bate-papo com Zico, um dos principais atletas do País. O Galinho disse que não mudaria nada do que fez naquele Mundial, lamentou o resultado 40 anos depois, mas está bastante ciente de que o futebol tem dessas coisas. O fato é que os autores se debruçaram sobre aquela Copa como nunca antes um profissional fez, com informações, pesquisas, um retrato do Brasil do começa da década de 80, um capítulo especial para Paolo Rossi, carrasco da seleção brasileira autor dos três gols. Está tudo lá.

A publicação explica como jogavam essas duas seleções e que, apesar de a Azurra não ter vencido nenhuma de sua partida na fase de grupos, a Itália não era um time fraco, como se comprovou nas etapas mais agudas.

“82, uma Copa para sempre” resgata a paixão dos brasileiros por uma das seleções mais icônicas de todos os tempos, assim como a Holanda de 1974 e também a Hungria de 1954, todas elas sem conquistas mundiais. O livro se faz tão necessário que, 40 anos depois, sua leitura desperta curiosidades e muito interesse.

SERVIÇO
Onde comprar: site de Letras do Brasil (www.letrasdobrasil.com.br)
Entrega em todo Brasil.
Preço de capa: R$ 48
Editora: Letras do Brasil
Página: 375