ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

DIVIRTA-SE E APRENDA COM AS LIÇÕES DO PROFESSOR PAULO CALÇADE NO PODCAST ACEESP

Já está no ar o quarto episódio da primeira temporada do PODCAST ACEESP, o novo canal de comunicação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo com seus sócios e o mercado do jornalismo brasileiro. O convidado da vez é o comentarista dos canais Disney, Paulo Calçade, entrevistado pelo jornalista Rafael Esgrilis. O bate papo foi gravado mais uma vez nos estúdios da Sportheca/Live Sports, parceiros da ACEESP nesse projeto.

Calçade ganhou dos próprios colegas o apelido de Professor. Não é por acaso. Pós-graduado pela Universidade do Futebol, ligada à USP, ele é um dos maiores estudiosos do jogo, trazendo para seus comentários muito embasamento teórico aprendido nos livros e alguns conceitos técnicos e táticos desenvolvidos e disseminados no âmbito da Academia. Tudo isso somado às experiências acumuladas em quase 40 anos de carreira, incluindo aí a cobertura in loco de quatro Copas do Mundo.

O programa está imperdível. Vale por uma aula de jornalismo – encorajador para quem está iniciando na profissão e desafiador para quem já está há muitos anos no mercado. Para todos, o que fica é um convite à reflexão. “O futebol que eu comentava há dez anos não é o mesmo que comento hoje. O jogo e os conceitos estão sempre em evolução e a gente precisa adquirir conhecimento para entender essas transformações”, ensina o professor.

Para ele, quem quer se distinguir na profissão precisa estudar, evoluir, caminhar junto com esse processo natural de mudanças. “Se eu falar só o óbvio, o que todo mundo está vendo na TV, minha função perde relevância”, reconhece. E evoluir não é usar os termos moderninhos que hoje estão na moda. “Eu não falo box to box….o nome não importa, o que vale é entender e explicar o que isso quer dizer”, diz.

Aprenda e delicie-se com as boas histórias narradas por Paulo Calçade, que nesse seu processo de aprendizado já dirigiu um time da quarta divisão por uma semana e acompanhou jogos e treinos das principais equipes do mundo. Para completar o currículo, num dos intervalos de trabalho na Copa da França, ele já bateu bola com Tostão e Chico Buarque num corredor de um estúdio de TV no centro de imprensa de Paris.

Você encontra a íntegra do quarto episódio do PODCAST ACEESP no canal da associação no Youtube e também aqui no site. Assista, dê um like e deixe seu comentário.