ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

DOAÇÃO DE CHUTEIRA USADA VALE ENTRADA GRATUITA NO MUSEU DO FUTEBOL

Campanha “Chuteira para Todas” vai direcionar o material recebido, em bom
estado, para jogadoras amadoras da várzea paulistana

A campanha de arrecadação de chuteiras do Museu do Futebol começa nesta quintafeira (20) e desta vez foca no futebol de mulheres: Chuteira para Todas vai arrecadar
chuteiras usadas em bom estado para beneficiar dois projetos sociais e um time de
várzea que trabalham com mulheres na periferia de São Paulo. Visitantes que trouxerem
um calçado para doar ainda ganham entrada grátis no Museu do Futebol, instituição da
Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São
Paulo.

Esta é a terceira edição da campanha, que já arrecadou cerca de 300 chuteiras,
distribuídas para projetos sociais e times amadores de várias partes do país – incluindo
aldeias indígenas. Este ano, com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol
Feminino na Austrália e Nova Zelândia – que começa, justamente, nesta quinta-feira (20)
-, o Museu do Futebol mais uma vez volta suas ações para contribuir com a divulgação
da modalidade. Está em cartaz, por exemplo, a exposição temporária Rainhas de
Copas, que conta a história dos mundiais de mulheres, com destaque para a Seleção
Brasileira.

As chuteiras arrecadadas serão direcionadas para os projetos sociais FutVida e Garota
7 Campos, que trabalham com crianças e mulheres, e para o time de várzea Chelsea
Feminino. O Museu do Futebol receberá chuteiras de qualquer tamanho e para
qualquer tipo de piso – salão, campo ou society – desde que limpas e em bom estado.
Para doar, basta vir ao Museu com o material e levá-lo à bilheteria para garantir a
entrada gratuita, lembrando que às terças-feiras o ingresso já é grátis para todo o
público visitante.
A campanha acontece até o fim de agosto.

Museu do Futebol

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho –
o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já
recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em
15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e
se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura,
Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela
Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil
Cultura, Educação e Esporte.

PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o patrocínio máster do Banco Bmg.
São patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda
com o apoio do Mercado Livre e com as empresas parceiras Evonik Brasil e Banco
Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto
Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva,ACEESP, Guia da Semana, Dinamize,
JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo
Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do
Banco Bmg, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da
Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura.