ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

ENCONTRO ESPORTIVO COM ROBERTO CABRINI

Dia 29 de abril foi a vez do Jornalista Roberto Cabrini, apresentador do Conexão Repórter falar com os profissionais e estudantes de comunicação.

 

Cabrini: a reportagem mais importante é sempre a próxima

“A reportagem mais importante é sempre a próxima”. Essa foi seguramente a frase mais marcante dita por Roberto Cabrini no Encontro Esportivo realizado na noite de segunda-feira (29), na sede da Aceesp, em São Paulo.

Para dar um panorama do que disse o editor-chefe do Conexão Repórter, do SBT, a um grupo de cerca de 100 pessoas, pedimos aos participantes um feedback. O resumo está abaixo, devidamente creditado.

“A reportagem tem que melhorar a vida das pessoas, independentemente de questões pessoais e financeiras.”
Claudio Faryas
@Claudiofaryas Blog | Facebook | Linkedin
“‘Que tipo de jornalista eu quero ser?’. ‘O que o mundo vai ganhar com a nossa reportagem?’. Essas duas perguntas me deram a certeza de que quero, sim, ser jornalista.”
Cristiana Silva
“Sua melhor reportagem será sempre a próxima, estejamos preparados para ela.”
Cristiane Bianca Rodrigues
@crisbianca | Facebook
“Sua próxima reportagem tem que ser sempre a sua grande reportagem. Ser humilde é o começo de tudo; ter entusiasmo pelo que faz e tornar aquilo grande.”
Daiany Araujo
“A pergunta precisa ser curta e direta. Só o entrevistado é quem deve falar.”
Eduardo Rodrigues
@Eduardo_B_R_
“‘A Melhor reportagem é sempre a próxima.”
Felipe Rufino
“Só ganhamos um jogo quando a reportagem avaliada de todos os lados traz benefícios, fugindo do lugar comum e fazendo do nosso entrevistado a pessoa mais importante”
Flávio Henrique do Nascimento
“‘Que tipo de jornalista que eu quero ser? Quero enriquecer rapidamente, ou dormir em paz?’. ‘Uma câmera escondida, só pode ser usada nos casos em que se denuncia males da sociedade, e nunca para invadir a privacidade das pessoas’.”
Ivan Marconato
” Poucos jornalistas reconhecem suas limitações e Cabrini, que tem uma carreira brilhante e consagrada, ministrou a palestra com muita simplicidade.”
João Paulo Correia Fernandes
@Joao_Paulo84 | Blog | Facebook
“A informação e a matéria devem ser usadas para servir sempre à sociedade e nunca a interesses pessoais ou de terceiros.”
Marcos Oliveira
@marcosjunior2 | Facebook
“O encontro me trouxe de volta o brilho e o orgulho de ser jornalista, lembrando do importante papel que desenvolvemos na sociedade. Esse exemplo de profissional deixou as palavras ‘humildade’ e ‘entusiasmo’ como chaves para ser um bom jornalista.”
Marta Stegani
@MartaStegani | Facebook
“Persistir e admirar pessoas como Roberto Cabrini, que acumulou tanta experiência e conhecimento com a coragem de servir aos telespectadores.”
Mister Basart
“O repórter tem a função de abrir espaço para aqueles que pensam diferente dele. O entrevistado é quem fala. Deve ser ouvido com atenção.”
Priscila Mazariolli
@Primazariolli | Facebook
“A grande reportagem não é aquela que impactará o telespectador. É, sim, a que vai mexer com as pessoas e incomodar a sociedade para fazer a diferença.”
Sheila Bastos
Facebook
“Não é preciso ter boa aparência nem voz de locutor para poder ser repórter de TV, apenas ser bom naquilo que se faz. A reportagem só é importante se servir para melhorar a vida das pessoas.”
Sidney Barbalho
@___ | Blog | Facebook
“”O jornalismo de Roberto Cabrini é exemplar e vai muito, mas muito além do simples informativo. Sua narração é sobre a vida, que, ao assistirmos suas reportagens, notamos que é matéria refletindo realidade em todas as suas nuances e dimensões. Um verdadeiro espelho da vida cotidiana. Nos faz sentir o acontecimento. No aqui e no agora, como a vida é.”
Vicent Sobrinho
@vicentsobrinho | Blog | Facebook
“O Cabrini mostrou em seu vídeo as diversas matérias realizadas por ele, deixando um ar de esperança em que no futuro eu possa ser um jornalista com a qualidade.”
Victor Limeira
@victoorlimeira | Blog | Facebook