ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Evento debate cultura de arquibancada e paixão pelo clube alemão Borussia Dortmund

Museu do Futebol realiza live neste sábado (15), às 13h, e reúne jornalistas e representantes de torcidas brasileiras do time para debater a importância do Borussia

Considerada uma das maiores e mais apaixonadas torcidas, tendo a maior média de público do mundo desde 1998, o Borussia Dortmund sempre contou com o apoio de sua grandiosa torcida, a “Muralha Amarela”, em todos os jogos em casa. Antes da pandemia, o Borussia levava em média 80 mil pessoas ao seu estádio, também conhecido como Signal Iduna Park. No próximo sábado (15), às 13h, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, reúne especialistas para debater a cultura de arquibancada e a paixão pelo clube alemão.

Para falar desta paixão, convidamos Leandro Stein, repórter da Trivela e jornalista formado pela ECA-USP; Pedro Tatto, editor de imagem, amante do punk e do futebol, e responsável pela página @casualfootballbr; e representantes das maiores torcidas do Borussia Dortmunt no Brasil, Breno Di Yorio Benedito (Br BVB 09), Maiara Batista (presidente da Borussia Dortmund Brasil) e Giancarlo Santorum (Loucos Pelo BVB, torcida reconhecida oficialmente pelo clube). A mediação é de Matias Pinto, historiador e jornalista que atua como produtor da Central3, apresentando os podcasts Conexão Sudaca, Fronteiras Invisíveis do Futebol e Som das Torcidas.

Entre os temas a serem debatidos estão os criativos mosaicos e os cantos devotados da “Muralha Amarela”, e o fato de que, ao final de todas as partidas, independente do resultado, os jogadores se reúnem à beira do gramado e agradecem ao público com gestos que já viraram marca registrada, aplaudindo, reverenciando a torcida e cantando junto com a massa de torcedores.

A transmissão do evento será gratuita pelo Facebook e YouTube do Museu. Esta programação é realizada com o patrocínio da Evonik Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia.  O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação
Renata Beltrão | [email protected] – 11 99267 5447
Olga Bagatini | [email protected] – 11 98154 0397

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
[email protected]

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Cultura de Arquibancada: a torcida do Borussia Dortmund
Visualizar todas as imagens em alta resolução

Olga Bagatini
[email protected]
(11) 3664-3848