ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

FEIRA LITERÁRIA DA ACEESP NA BFEXPO-22 REÚNE TIMAÇO DE JORNALISTAS ESCRITORES

A ACEESP estará presente no maior encontro sobre futebol da América Latina, a Brasil Futebol Expo 2022, marcada para acontecer entre os dias 4 a 8 de setembro no Espaço Pro Magno, em São Paulo. Além de um espaço fixo durante todos os dias do evento, a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo reunirá em um painel no dia 5, a partir das 9h, alguns dos jornalistas mais conceituados do Estado para uma discussão sobre livro-reportagem e jornalismo literário, uma tendência cada vez maior no mercado editorial.  

Para comentar sobre essa experiência, deixando o jornalismo esportivo de lado por algum tempo ou mesmo conciliando as duas tarefas, a ACEESP convidou cinco grandes cronistas esportivos que também têm destaque na produção literária. Vejam que timaço:

Gilvan Ribeiro, autor de “Casagrande e seus Demônios”, “Travessia” e “Sócrates & Casagrande, uma história de amor”, obras escritas em parceria com o próprio Walter Casagrande, ex-jogador do Corinthians, São Paulo e seleção brasileira;

Hélio Alcântara, autor de “Wladimir, o capitão da Democracia Corintiana”

Luís Augusto Simon, o Menon, que escreveu, entre outros, “A Saga Corintiana”, “Nascido para Vencer, “Os Donos do Mundo” e “Gol de Ouro”, a história do futebol nos Jogos Olímpicos. 

Vítor Guedes, que escreveu os livros “Paixão Corintiana”, com cem crônicas sobre a história do time, e ainda “1990, o ano mais corinthiano do clube mais brasileiro”.

José Maria de Aquino, veterano repórter esportivo que acompanhou Pelé e seus companheiros, lançou recentemente as histórias de sua carreira num livro intitulado “Minha Vida de Repórter”, em que conta apurações, reportagens e andanças pelo mundo atrás de boas notícias nos tempo sem que assinava seus textos na revista Placar, Jornal da Tarde, Estadão e, claro, Rede Globo. 

Repórteres de carreiras prestigiadas no jornalismo esportivo, o timaço da ACEESP vai contar como a literatura entrou em suas veias e como ela construiu essa ponte entre o dia a dia do jornalismo hard news para trabalhos mais elaborados, de fôlego, e que resultaram em publicações acabadas de seus personagens e temas, obras literárias que acabam colocando o leitor muito além dos espaços tradicionais por ele explorados na grande mídia online, televisiva e impressa. Neste encontro, o público vai poder conhecer histórias dos bastidores da apuração, detalhes da técnica para a escolha do tema de um bom livro, segredos da arte de cruzar informações de fontes diferentes… enfim, uma viagem que começa na checagem dos dados e só termina na tarefa mais árdua, mas também mais prazerosa, que é a arte da escrita, o desafio de burilar o texto até sua versão final. Uma verdadeira aula de jornalismo literário focado no futebol.

A mediação do painel será do jornalista Robson Morelli, diretor da ACEESP e editor de Esportes do Estadão, além de fundador da editora Letras do Brasil. Além do painel sobre livro-reportagem, a ACEESP terá um stand fixo durante todos os dias da feira. Nele, os visitantes poderão adquirir livros de autoria de jornalistas-escritores a preços promocionais. Os visitantes também poderão bater um papo com os autores em rodas de conversa e tardes de autógrafos.

A BFEXPO – A edição 2022 da Brasil Futebol Expo, promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), será a segunda em sua história, após interrupção forçada e necessária por causa da pandemia da covid-19. O evento tem como objetivo fortalecer as estruturas do esporte e contribuir para seu desenvolvimento, de modo a abordar o futebol para além das quatro linhas.  A feira foca em educação, troca de experiência, negócios e inovação. Serão 300 horas de conteúdo, com mais de 200 palestrantes nos seus cinco dias de atividades. O esporte será discutido também sob o olhar do marketing, do direito esportivo, da medicina e da gestão, além da mais nova tendência, a SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

Mais informações sobre todos os cursos disponíveis na Brasil Futebol Expo podem ser obtidas no site www.brasilfutebolexpo.com.br