ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Férias em São Paulo: Museu do Futebol é opção de passeio para todas as idades

Instituição reúne atrações para todos os gostos: torcedores fanáticos, fãs de museus, crianças e interessados em saber mais sobre a história do Brasil

Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol é uma excelente opção de lazer na capital. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, que reúne objetos, imagens e curiosidades sobre o esporte mais popular do planeta, além de, claro, muitos gols. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Há duas exposições em cartaz: o andar térreo atualmente exibe a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, que homenageia a vida e carreira do ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), e os 150 anos da posição de goleiro, que só foi criada alguns anos depois da criação do futebol. Na mostra, os visitantes poderão ver defesas incríveis, conferir luvas e camisas de ídolos da posição e, embaixo de uma trave de tamanho oficial, ter a experiência de ver um jogo da perspectiva do goleiro.

Já a exposição principal é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil. São quinze salas que ocupam 6 mil metros quadrados e instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte da nossa cultura e da nossa identidade.

O passeio começa na Grande Área, uma enorme galeria que reproduz objetos que aludem à memória afetiva do futebol, como álbuns de figurinhas, flâmulas, botões, pôsteres e ingressos antigos. E quem dá as boas-vindas aos visitantes é ninguém menos que Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos.

Entre as salas mais populares estão a Exaltação, onde são projetadas imagens e sons das torcidas brasileiras que levam o visitante a se sentir na arquibancada; Sala Origens, que através de imagens históricas mostra como o esporte bretão chegou e se popularizou no Brasil; e a Sala Copas do Mundo, que mostra as glórias dos cinco campeonatos conquistados pelo Brasil e o contexto histórico de cada uma das edições do Mundial já organizadas pela FIFA.

Preferido das crianças, o último trecho traz a Sala Jogo de Corpo, com as brincadeiras do campinho virtual, e o Chute a Gol, onde o visitante pode medir a velocidade de seu chute.

O visitante também vai conhecer a história do futebol de mulheres, contada no Audioguia Mulheres do Futebol, novo produto do museu. Narrado por Leci Brandão, o audioguia pode ser utilizado durante a visita como uma segunda camada de conteúdo que contextualiza a história do futebol feminino junto com o que o visitante vê em cada uma das salas da exposição principal.

Ao término do percurso, o público pode comprar camisas e outros produtos dos principais clubes do mundo na loja Futebol Super Store e tomar um café no Bubu Restaurante, localizado à direita da entrada do museu. Se for dia de feira na Praça Charles Miller, o visitante pode ainda experimentar a combinação de pastel com caldo de cana em um dos pontos mais famosos da cidade. E não pode ir embora sem tirar uma foto na icônica fachada do Estádio do Pacaembu!

O Museu do Futebol é referência em acessibilidade ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física, como escadas rolantes, elevadores, piso podotátil e cadeira de rodas, quanto de acessibilidade comunicacional, com audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc. Todos os vídeos da nova exposição temporária contam com audiodescrição e tradução em libras.

Para tornar a visita segura, está em vigor uma série de medidas sanitárias de combate à pandemia, como a redução da capacidade diária de público, sinalização de distanciamento social nas salas e disponibilização de álcool gel, aferição da temperatura de todos os funcionários e visitantes na entrada e a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o passeio – até na hora de tirar fotos.

PATROCÍNIO E APOIO

A exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e UOL Esporte Clube, e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

SERVIÇO

O funcionamento do Museu do Futebol pode ser alterado em função das medidas de prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Consulte o site para informações atualizadas: www.museudofutebol.org.br

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Acesso exclusivamente mediante compra antecipada com horário marcado.

Crianças até 7 anos não pagam.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras (é obrigatória a emissão antecipada de ingresso pelo site).

Museu do Futebol exibe exposição sobre goleiros Museu do Futebol exibe exposição sobre goleiros Museu do Futebol fica no estádio do Pacaembu
Visualizar todas as imagens em alta resolução