ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

JÁ ESTÁ NO AR O QUARTO EPISÓDIO DA SEGUNDA TEMPORADA DO PODCAST ACEESP

O quarto episódio da segunda temporada do PODCAST ACEESP já está no ar. O PODCAST ACEESP abriu espaço para um debate sobre um tema que interessa a todos os cronistas esportivos que ainda estão em busca de respostas sobre a transformação do mercado de trabalho da categoria. Na pauta do programa uma análise sobre as oportunidades, os pontos positivos, os pontos negativos e as perspectivas do chamado “jornalismo segmentado”, ou “nichado”, na qual os jornalistas concentram todo seu trabalho na cobertura de um único clube de futebol. Com um número cada vez maior de canais voltados para esse segmento, para muitos profissionais eles têm representado novas oportunidades de trabalho num mercado em que os veículos tradicionais de rádio, tv e jornal foram atropelados pela comunicação digital, a internet e as redes sociais.

Para falar sobre o tema, a diretoria da ACEESP convidou dois dos mais representativos integrantes dessa nova bolha – Rodrigo Vessoni, do Portal Meu Timão, e Bruno Massa, da Web Rádio Verdão. Os dois canais, diretamente ligados aos clubes mais populares de São Paulo, são pioneiros no mercado e ambos já estão há 14 anos no ar, com audiências absolutamente expressivas, falando exclusivamente para torcedores do Corinthians e do Palmeiras. Para ambos, a sensação é a mesma: “esse tipo de jornalismo veio pra ficar, não tem mais volta”, afirmam, em coro, Vessoni e Massa.

Vale ressaltar que os dois canais empregam dezenas de jornalistas, que trocaram as mídias convencionais pelos projetos de internet. Vessoni trilhou uma carreira sólida de repórter no Diário Lance! e, ao sair do jornal, não ficou nem dois dias desempregado, tendo sido convidado a escrever no portal corintiano. Massa é do time que construiu a primeira web rádio na cidade, a Web Rádio Lusa e ainda hoje se impressiona com a audiência que seu canal alcança nas transmissões dos jogos do Palmeiras, aqui e fora do País. Só no Meu Timão são 30 jornalistas empregados.

O episódio, que é o 12º programa gravado desde a criação deste canal, teve a condução do jornalista Rafael Esgrilis, da rádio Energia 97. A conversa foi realizada nos estúdios da Live Sports, parceira da ACEESP nesse projeto. A exibição completa do episódio nos canais da ACEESP no YouTube e no site da associação está programada para a próxima segunda-feira (5 de junho).

Assista no nosso canal