ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Jornalista Henrique Nicolini morre aos 91 anos

Nicolini1Henrique Nicolini faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 91 anos, na capital paulista. O jornalista, que foi reconhecido no ano passado pelo Guinness Book com o título de carreira mais longa do mundo na profissão, estava internado desde terça-feira por conta de uma infecção pulmonar e não resistiu após sofrer uma parada cardíaca.

O velório será realizado a partir das 11 horas, no cemitério do Morumbi, com sepultamento marcado para 17 horas. Com 71 anos de trajetória ininterrupta no jornalismo, Nicolini era o funcionário mais antigo da Fundação Cásper Líbero e mantinha na Gazeta Esportiva.com o blog “Além dos Fatos”.

Paulistano do bairro da Mooca, contribuiu durante sua vida ao crescimento do esporte e teve seu primeiro contato com o esporte no rio Tietê, onde costumava nadar com seu irmão e amigos. No local, chegou a completar a Travessia de São Paulo a Nado em 1941, 1942 e 1943.

Nicolini passou a trabalhar na Gazeta Esportiva em 1947, ano em que o jornal estreou sua edição diária. A carreira, no entanto, foi iniciada em 1946, na cobertura do Campeonato Sul-Americano de Natação do Rio de Janeiro, pelas Folhas.

Como repórter de A Gazeta Esportiva, Nicolini cobriu as Olimpíadas de Munique 1972, Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992. O jornalista também esteve na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada em Buenos Aires 1951, quando cumprimentou Eva Peron, então primeira dama da Argentina.

O profissional integrou a organização da Corrida Internacional de São Silvestre de 1947 a 1977. Neste período, teve contato com lendas como o tcheco Emil Zatopek, tetracampeão olímpico, além do russo Wladimir Kutz e do finlandês Viljo Heino, dois recordistas mundiais.

No Departamento de Promoções de A Gazeta Esportiva, Nicolini participou da organização de uma série de eventos, como a primeira edição do Campeonato Mundial de Futebol de Salão (1982) e o Revezamento Gigante (1984), prova de natação reconhecida pelo Livro dos Recordes.

Formado em educação física e filosofia, Nicolini foi professor do ensino médio do estado de São Paulo (1948-1983) e presidente da Federação Paulista de Natação (1960-1964 e 1989-1992). O jornalista possuía a Ordem Nacional do Mérito Esportivo, conferida pela presidência da república.

Os primeiros 60 anos de carreira jornalística de Henrique Nicolini estão narrados no livro “O Jornal de Ontem”, publicado em 2006 pela Phorte Editora. Durante toda a vida, Nicolini defendeu seus ideais.

“Na pirâmide do esporte, a altura do vértice depende da largura da base quantitativa. Deveríamos, há pelo menos 10 anos, ter começado a colocar o esporte nas escolas. Nosso esporte vai ser grande quando o presidente da CBF entregar o troféu para o ganhador do campeonato municipal de Taubaté”, opinou Nicolini, em recente entrevista à Gazeta Esportiva.com.

FONTE: GAZETA ESPORTIVA