ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Jornalista Nélson Nunes é o novo presidente da ACEESP

 

 

Nova diretoria, eleita por aclamação, toma posse nesta sexta-feira.

O jornalista Wagner Prado é o novo vice-presidente

 

Eleito por aclamação pela assembleia-geral realizada em 21 de fevereiro, o jornalista Nélson Nunes assume nesta sexta-feira (25 de março) a presidência da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – ACEESP. O jornalista Wagner Prado é o novo vice-presidente. Com mandato de três anos, a nova diretoria substituirá a gestão dos jornalistas Erick Castelhero (presidente) e Maurício Noriega (vice), que estavam à frente da entidade desde 2016.

Nelson Nunes é sócio da ACEESP desde 1990 (matrícula número 221) e vem participando da gestão da entidade desde o mandato de Ennio Rodrigues (1992-1995). “Nosso objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Erick e Noriega, com o desafio de manter a independência financeira da entidade, que desde 2004, não conta com qualquer tipo de verba pública ou privada proveniente de clubes e federações”, afirma o novo presidente.

“A ACEESP faz a sua parte na organização do trabalho dos jornalistas e é respeitada em seus posicionamentos junto às instituições. Agradeço a todos que colaboraram ao logo desses últimos anos e sigo à disposição da nova diretoria”, declara Erick Castelhero, que agora vai seguir como presidente da ACEB – Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil.

A formação completa da nova diretoria da Aceesp para o mandado 2022-2024 está disponível no site da entidade: www.aceesp.org.br

 

PERFIL – Nelson Nunes é paulistano, tem 62 anos (23/03/1960) e ingressou no jornalismo em 1979, na então versão impressa do jornal A Gazeta Esportiva. Do início como estagiário chegou ao posto de editor-chefe do jornal, tendo inclusive ganho o Prêmio Esso de Jornalismo Esportivo em 1985. Da Gazeta se transferiu, 11 anos depois, para o Diário Popular. Na icônica redação da Rua Major Quedinho trilhou uma carreira de 23 anos, passando pela reportagem, pauta e edição do Caderno de Esportes até chegar ao posto de editor-chefe, e em seguida diretor de redação no período em que o jornal passou a ser controlado pela Infoglobo e mudou o nome para Diário de S. Paulo. Ao longo dessa trajetória, cobriu as Copas do Mundo do México-86, Itália-90 e Estados Unidos-94. Como editor de esportes, coordenou as coberturas de todos os mundiais que se sucederam até a Copa de 2010. Como editor do Caderno de Esportes, liderou as equipes que ganharam o Troféu ACEESP em três edições. Atualmente, atua como consultor de mídia impressa em projetos editoriais no Brasil e no Exterior.

 

ACEESP – 81 ANOS DE HISTÓRIA – A história da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo começa em 8 dezembro de 1941 quando o seu grande incentivador, Ary Silva, então repórter dos Diários Associados e da Rádio Bandeirantes, conseguiu organizar os profissionais envolvidos e realizar a primeira assembleia que o escolheu como presidente. No final dos anos 70, sob o comando de Flávio Adauto, a entidade adquiriu sua atual sede-própria, na Avenida Paulista.

Com uma base de 10 mil associados nessas oito décadas, a ACEESP hoje tem 3 mil sócios. Desde 2004, a entidade é mantida por recursos próprios, provenientes da contribuição anual dos associados e de receitas captadas com o patrocínio de eventos próprios, como a Liga Imprensa de Futebol, Cursos e o Troféu ACEESP de Jornalismo.

A entidade é responsável pelo credenciamento de jornalistas em eventos esportivos no âmbito do estado de SP, amparada pelas normas gerais das competições e Lei 12.395, artigo 90-F, da Constituição Federal. Reconhecida na gestão de protocolos e credenciamento nas competições oficiais de futebol da Conmebol, CBF, FPF, ACEB e emissoras detentoras de direitos.

Desde sua criação, a ACEESP é uma entidade sem fins lucrativos, classificada como associação nos termos da Constituição Federal, artigos 44 I e 54 a 61 do Código Civil. Todos seus diretores, inclusive o presidente, eleitos em assembleia de sócios, não são remunerados e trabalham voluntariamente.

 

Para saber mais sobre a ACEESP acesse o site www.aceesp.org.br e siga a entidade nas redes sociais pelo Facebook, Instagram e Twitter.