ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Lançamento do livro Seleção Nunca Vista

CAPA SNV 3D

LIVRO REVELA FOTOS INÉDITAS DA CONCENTRAÇÃO DE 1958

Lançamento será no Museu do Futebol em 28 de maio

Há 60 anos, o repórter fotográfico Antonio Lucio (1930-2000) registrou em sua Rolleiflex os bastidores da primeira concentração séria da seleção, realizada em abril de 1958 na cidade de Poços de Caldas (MG). São 72 imagens em preto e branco – na maioria inéditas – legendadas por Antero Greco, que agora chegam às prateleiras em forma de livro: “Seleção Nunca Vista”.

A publicação será lançada às vésperas da Copa da Rússia, no Museu do Futebol, no dia 28 de maio, a partir das 18h, com venda no local (R$75).  O evento tem patrocínio do MKA International Sports, MKA Advogados e apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Museu do Futebol e Capella Editorial.

“Este presente para quem curte esportes se deve à garimpagem da jornalista Silvia Herrera, filha de Antonio Lucio.  Após a morte do pai, ela ficou com caixas de negativos que ele colecionara durante a carreira”, conta Antero Greco, que trabalhou com Lucio nos anos 1970.  Pesquisando o acervo do pai, Silvia se deparou com uma série diferente de fotos, com personagens que pareciam ser da seleção. A digitalização dos negativos confirmou a expectativa: eram registros raríssimos do grupo convocado por Vicente Feola em abril de 1958.

“Silvia empolgou-se com a ideia de apresentar o tesouro para o público e me procurou, ainda antes da Copa de 2014, para dar uma mão no projeto. Topei na hora, embora minha colaboração tenha se limitado a textos de abertura, a resumo daquele Mundial e às legendas. E só, pois as estrelas são as obras-primas clicadas por Lucio”, explica Antero.

Bastidores

O livro revela os bastidores dessa concentração, os treinamentos, os jogos treinos e os raros momentos de lazer. Mostra astros como Pepe, Zito, Gylmar, Didi e Mazzola, entre outros, compenetrados numa programação até então inédita para a seleção, com a liderança de Paulo Machado de Carvalho. “Ao lado deles, o jovenzinho Pelé, que voltaria da Europa consagrado como o Rei do Futebol. Um marco no Brasil, que Lucio fixou em imagens”, acrescenta Antero.

Desde 2014, Silvia Herrera batalha para a concretização desse projeto. “Depois de uma centena de nãos, decidimos apostar no crowdfunding (financiamento virtual compartilhado) e graças a 54 apoiadores, entre eles o MKA Advogados que colaborou com o maior aporte, conseguimos os recursos necessários para a publicação do livro e a parceria com a Capella Editorial”, conta Silvia.

Sobre Antonio Lucio – aprendeu a fotografar aos 14 anos, com os profissionais do jornal “Notícias de Hoje”, onde era contínuo. Lucio lapidou seu talento nas ruas trabalhando como repórter fotográfico nas redações de “A Hora”, “O Esporte”, “Diários Associados”, “O Cruzeiro”, “Manchete” e “O Estado de S. Paulo”. Foi também fotógrafo do Governo de São Paulo e da Secretaria Esportes e Turismo. É dele o primeiro furo internacional de um jornalista brasileiro. Em 1961, Lucio localizou o paradeiro do transatlântico português Santa Maria, que fora sequestrado por um grupo de militar contrário à ditadura de Salazar (Portugal). São dele os primeiros registros a bordo, feito destacado em todo o mundo e que lhe rendeu seu segundo Prêmio Esso. O primeiro, um ano antes, foi pela cobertura da inauguração de Brasília.

Sobre Antero Greco – cobriu todas as Copas do Mundo desde 1978, além de outras competições internacionais como Copa América de Seleções, Copa Libertadores da América e Copa das Confederações. Começou sua carreira em 1974, aos 19 anos, como revisor de “O Estado de S. Paulo”. Três anos mais tarde, foi promovido a repórter de Esportes. Nessa editoria, também exerceu as funções de chefe de Reportagem, repórter especial, editor assistente e editor. Teve passagens pelas redações do “Popular da Tarde”, “Folha de S. Paulo”, “Diário Popular” e TV “Bandeirantes”, onde participou das primeiras transmissões do Campeonato Italiano, em 1983. Comenta transmissões de futebol desde 1994 na ESPN, e é o comentarista mais antigo dessa emissora. Em 2000, passou a fazer o “SportsCenter”.

 

SERVIÇO

SELEÇÃO NUNCA VISTA”, de Antonio Lucio e Antero Greco (Capella Editorial – R$75)

Lançamento

Data: 28 de maio (segunda-feira)

Horário: das 18h às 22h

Local: Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-010

Onde comprar o livro:

Amazon (www.amazon.com.br)

Capella editorial (capella.art.br)

Facebook (www.facebook.com/AntonioLuciophotografer).

Informações para a imprensa

Sílvia Herrera

e-mail: [email protected]

celular/WhatsApp: (11) 98630-4148

CONVITEsnv