ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
Para uma festa de gala, uma dupla de apresentadores de respeito. A cerimônia de entrega do TROFÉU ACEESP 2023, que este ano chega à sua quadragésima edição, será conduzida por Lívia Nepomuceno e João Guilherme, dois dos principais apresentadores do cenário da mídia esportiva na televisão brasileira. Ambos já trabalharam juntos, dividindo bancada de alguns programas na Fox Sports; e hoje, mesmo trilhando caminhos diferentes em emissoras distintas, seguem sendo reconhecidos pelo talento, competência e afinidade profissional.
A jornalista Lívia Nepomuceno, atualmente brilha na apresentação do Apito Final, na tela da Band, ao lado do craque Neto e de Marília Ruiz. Ela chegou à emissora do Morumbi após uma trajetória de sucesso no Fox Sports, entre 2014 e 2021. Natural de Brasília (DF), Lívia ganhou o concurso de Miss Distrito Federal em 2009, mas sua paixão por esporte e pelo jornalismo a conduziu à profissão que hoje ocupa com destaque. Apresentar o Oscar do jornalismo esportivo, como é conhecido o TROFÉU ACEESP, não será novidade para ela, que já esteve na condução da premiação em 2014, no EC Sírio, junto com o colega Mauro Betting.
A experiência será inovadora para João Guilherme Carvalho, um dos mais experientes e respeitados narradores do rádio e da TV no País. Criativo, cunhou alguns bordões que viraram sua marca registrada como os clássicos “que desagradável”, quando acontece algum lance esquisito, e “toca a música”, na hora do gol. Depois de uma longa trajetória na Fox e ESPN, deixou este ano o Grupo Disney e migrou para o novo projeto de estreaming da Paramount Global no Brasil.
Festa no Museu do Futebol – Criado em 1984, na gestão do então presidente Mário Lúcio Marinho, o TROFÉU ACEESP chega este ano à sua quadragésima edição, considerado como o Oscar da crônica esportiva de São Paulo e reconhecido nacionalmente como uma das premiações mais longevas do jornalismo brasileiro. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada na noite de 27 de novembro, no auditório Armando Nogueira, dentro das dependências do Museu do Futebol, tradicional parceiro da ACEESP neste projeto.
.
Presença dos notáveis – Por ser uma data especial justamente pelo fato de a premiação estar celebrando quatro décadas de história, uma das grandes atrações da festa deste ano será a presença no Pacaembu dos cronistas que, ao ganharem 10 vezes o prêmio, foram incluídos no chamado Hall dos Notáveis e, como tal, não podem mais ser votados nas categorias vigentes ano a ano. Com essa homenagem dos 40 anos será uma grande oportunidade de a categoria voltar a saudar, no palco, alguns dos maiores nomes da crônica esportiva brasileira, todos jubilados e donos de uma coleção de 10 troféus. Veja que timaço: Wanderley Nogueira, Milton Neves, José Silvério, Juca Kfouri, Cléber Machado, Mauro Beting, Mauro Naves, Milton Leite e Ricardo Capriotti. Além desses profissionais também serão distinguidos os veículos Globo Esporte.com, EPTV Campinas e Rádio Bandeirantes, também de Campinas.
Votação segue até dia 3/11 – A votação para a escolha dos melhores profissionais, veículos e trabalhos jornalísticos de 2023 começou no dia 2 de outubro e prossegue até o próximo dia 3 de novembro. Um dos diferenciais desse prêmio é que são os próprios jornalistas esportivos que votam nos melhores do ano – aqueles colegas que, na visão de cada sócio ou credenciado da entidade, mais se destacaram em sua atividade ao longo da temporada esportiva de 2023 nos canais de mídia impressa, mídia digital, televisão, rádio e assessoria de imprensa. É jornalista votando em jornalista.
Confira as categorias do TROFÉU ACEESP 2023.
TV (ABERTA E FECHADA)
Narrador (a)
Comentarista
Repórter
Apresentador (a)
RÁDIO (incluindo web rádios)
Narrador (a)
Comentarista
Repórter
Apresentador (a)
MÍDIA DIGITAL/ON LINE/STREAMING
Melhor veículo
Melhor profissional do ano:
OPINIÃO – MÍDIA ESCRITA (IMPRESSA OU DIGITAL)
Melhor colunista
INTERIOR (melhor veículo)
Rádio
TV
Jornal/site
LITORAL (melhor veículo)
Rádio
TV
Jornal/site
EX- ATLETA (tv/rádio/jornal/mídias digitais)
Melhor profissional do ano
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Melhor profissional do ano
PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA (SEM VOTO DIRETO DO ASSOCIADO):
TROFÉU REGIANI RITTER – homenagem por indicação
TROFÉU ELY COIMBRA – homenagem por indicação
HONRA AO MÉRITO – 50 ANOS DE CARREIRA – homenagens por indicação a profissionais do rádio, TV e imprensa escrita
HALL DOS NOTÁVEIS – cronista que atingir a marca de 10 prêmios acumulados
MELHOR MATÉRIA ESCRITA (MÍDIA IMPRESSA OU PLATAFORMAS ON LINE)
Os trabalhos de mídia escrita (melhor reportagem) deverão ser inscritos previamente e passar por análise de comissão julgadora montada pela diretoria da ACEESP
MELHOR IMAGEM DO ESPORTE NO ANO (foto ou vídeo)
Os trabalhos de imagem deverão ser inscritos previamente e passar por análise de comissão julgadora montada pela diretoria da ARFOC-SP, curadora dessa categoria.
Para votar, acesse o link
Participe!